A escola classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDÍCE






O QUE FOI A ESCOLA CLÁSSICA............................................................................


O CONTEXTO SOCIAL DA ESCOLA.........................................................................


A ESSÊNCIA DA ESCOLA........................................................................................


A QUE GRUPOSSERVIRAM...................................................................................


A VALIDADE DA ESCOLA.......................................................................................


COMO A ESCOLA INFLUENCIOU ÉPOCAS POSTERIORES.........................................


QUEM FOI ADAM SMITH......................................................................................


A DIVISÃO DOTRABALHO.....................................................................................


O LAISSEZ-FAIRE...................................................................................................


AS LEIS ECONÔMICAS DE UMA SOCIEDADE DE LIVRE EMPRESA............................


O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.....................................................................PRINCIPAIS PENSADORES DE DESTAQUE DESTA ESCOLA.......................................


CONCLUSÃO.........................................................................................................













O que foi a Escola Clássica

A teoria clássica surgiu do estudo dos meios de manter a ordem econômica através do liberalismo e da interpretação das inovaçõestecnológicas provenientes da Revolução Industrial.

A base do pensamento da Escola Clássica é o liberalismo econômico, ora defendido pelos fisiocratas. Seu principal expoente é Adam Smith (1723-1790) que, ao contestar a regulamentação comercial do sistema mercantilista, acreditava que a concorrência produz como resultado o desenvolvimento econômico, que por sua vez é utilizado por toda a sociedade.

Aidéia central da economia clássica é a de concorrência. Embora os indivíduos ajam apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a concorrência funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por um mecanismo abstrato designado por Smith como "a mão invisível" que ordena o mercado) a alocação mais eficiente dos recursos e da produção, sem que haja excesso de lucros. Por essa razão, o único papeleconômico do governo (além do básico, que é garantir a lei e a ordem) é a intervenção na economia quando o mercado não existe ou quando deixa de funcionar em condições satisfatórias, ou seja, quando não há livre concorrência. Segundo a teoria clássica, na economia concorrencial a oferta de cada bem e de cada fator de produção tende sempre a igualar a procura. Em todos os mercados, o elemento quedetermina esse equilíbrio entre oferta e procura são os preços.
Adam Smith adotava um atitude liberal, apoiava o não intervencionismo, pois ele acredita que o intervencionismo prejudica mais. A desigualdade é vista como um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento (logicamente os pobres querem ficar ricos e atingir o nível das classes ricas e mais beneficiadas), sendo uma condição fundamentalpara que as pessoas se mexam e tentem atingir melhores níveis de vida.
O problema desta análise, é que apesar de ser feita à luz da ética, indica o não intervencionismo. Como resolver este problema da justiça social e da eqüidade? Adam Smith aponta um caminho – o progresso econômico.
A análise de Smith do mercado como um mecanismo auto-regulador era impressionante. Assim, sob o ímpeto do apeloaquisitivo (em si mesmo inespecífico, aberto), o fluxo anual da riqueza nacional podia ser vista crescendo continuamente. A riqueza das nações cresceria somente se os homens, através de seus governos, não inibissem este crescimento, concedendo privilégios especiais, que iriam impedir o sistema competitivo de exercer seus efeitos benéficos.
A grande contribuição de Adam Smith para o pensamento...
tracking img