Escolas classicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Científica

Disciplina: Teoria Geral da Administração I
Professor: Nelson Germano Beck
Fernando C. Prestes Mottaveia de Vasconcelos
Isabella F. Gouveia de Vasconcelos

Escola Clássica da Administração e oMovimento da Administração Científica.

ORIGENS

O foco da Escola de Administração Clássica é interno e estrutural, com seus princípios teóricos focados a uma análise no aperfeiçoamento de regras e estruturas internas de organização, com boa funcionalidade, otimizando a produção. Segundo T.S. Eliot. O aperfeiçoamento dos sistemas garantiria por si só os resultados desejados.
A substituição dotradicional pelo racional atingiu seu apogeu, sendo aplicado ás ciências naturais e sociais. Tomando o espaço do campo do trabalho, após ser aplicado o racionalismo pelos então conhecidos como fundadores da Escola de Administração Científica ou Escola Clássica. Eles defendiam a ideia de que seria um bom administrador quem planejava, organizava e coordenava de maneira cuidadosa e racional.

GRANDESFIGURAS DA ESCOLA CLÁSSICA

Taylor se preocupava com as experiências destinadas a aumentar a eficiência do trabalho, após atingir a posição de mecânico chefe, publicando mais tarde livros, pois além de engenheiro era também administrador de cúpula. Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho,maior eficiência do trabalhador e da empresa.A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina).
Segundo Fayol Administrar uma organização significa Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. AAdministração Geral e Industrial além de fazer uma crítica contundente ao ensino de engenharia e ao excessivo espaço destinado à matemática nos currículos das tradicionais escolas de engenharia na França, aborda e descreve detalhadamente como realizar as funções da administração. Trabalha conceitualmente as funções administrativas e o processo organizacional como um todo tendo como objetivo a eficácia econômicae a excelência administrativa.
  Suas observações prestam-se para aplicação em organizações de diversos tipos: industrial, comercial e mesmo organizações militares, pois Fayol trabalha a organização do ponto de vista estrutural.
Vários outros trabalhos foram escritos nesta época por diversos autores, que também fizeram parte da escola e através de conclusões próprias fortificaram essemovimento.

HOMO ECONOMICUS

Diversas foram as ideias do movimento partindo de princípios, como o Homo economicus, um dos princípios centrais que é o de que o homem é um ser eminentemente racional e que, ao tomar uma decisão, conhece as ações e as consequências, por isso deve-se escolher a melhor opção para maximizar os resultados.
Uma teoria defendia que problemas de produtividade não deveria selevar em conta o ser humano, o importante era aperfeiçoar regras e estruturas a partir disso, os problemas se resolveriam.

BASES ECONÔMICAS E FILOSÓFICAS DO CONCEITO DO HOMO ECONOMICUS

O conceito de Homo Economicus é um postulado da racionalidade. A razão psicológica essencial a toda a actividade humana é o interesse pessoal. Este primeiro princípio é então afectivo, pois define a única razãoda actividade económica.
Uma segunda ideia é a de que a função primordial do administrador é determinar a única maneira certa de executar o trabalho. Que segundo Taylor os movimentos do trabalho deveriam ser simplificado e reduzido ao mínimo, execução de determinado trabalho levando a produção padrão, administradores estabelecem padrões, operários apenas obedecem. Fixados nessa ideia, seria...
tracking img