A era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O fim da Republica café - com - leite
Na primeira republica alternavam- se na presidência os representantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais, num arranjo político conhecido por política café-com-leite.
Esses dois estados eram economicamente os mais fortes na época. Essa hegemonia na política nacional começou a sofrer fortes pressões. A insatisfação das elites dos outros estados que sesentiam alijadas do poder também era grande. Foi ao que o presidente Washintong Luís, que representava o SP, resolveu indicar a candidatura de um paulista, quando caberia a Minas Gerais indicar seu sucessor.
Mineiros e Gaúchos se sentiram excluídos com a atitude de Washintong Luís e fizeram um acordo: reuniram oposições de outros estados à política federal e formaram a Aliança Liberal.Devido a queda da bolsa de valores de Nova York, a sustentação do governo brasileiro também entrou em crise. Os EUA reduziram as importações de café do Brasil, provocando a queda os preços internacionais deste produto. Os produtores que adquiriram empréstimos para ampliar a plantação ficaram numa situação muito difícil.
Foram esses sinais que demonstraram que o fim da republica café-com-leite estavapróximo. A partir daí, os Brasileiros assistiram a uma reorganização política das elites no poder.

Como Vargas chegou ao poder?
O presidente Washintong Luís foi obrigado a renunciar seu cargo, devido à forte pressão de participantes da revolução de 1930 e de grupos populares, e com isso Getúlio Vargas tornou-se presidente, dando início a uma nova fase para a história do país.

Quais foramas primeiras medidas tomadas por Vargas quando assumiu a presidência?
Vargas tomou uma série de iniciativas para amenizar o confronto com as elites de SP. Cedendo as pressões Vargas convocou eleições para a Assembléia Nacional Constituinte. Vários partidos políticos formaram- se no amo seguinte, após longos debates entre os constituintes, a Constituição foi finalmente promulgada.
- Constituiçãode 1934: além de intervir o voto secreto e extintivo a mulher, a constituição apresentou muitos aspectos novos, em comparação a constituição anterior. Veja alguns deles:
- Legislação Trabalhista: proibição de diferença de trabalho para o mesmo trabalho; regulamentação do trabalho das mulheres e dos menores, do descanso semanal e das férias remuneradas.
- Organização sindical: permissão de maisde um sindicato por setor ou ramo de atividades.
- Educação: ensino primário gratuito e obrigatório, regulamentação do ensino religioso como facultativo nas escolas públicas.
Por voto indireto, a Assembléia Nacional Constituinte elegeu Getúlio Vargas presidente da República, com mandato até maio de 1938. A partir dessa data, as eleições para Presidente da República seriam por via direta.

Oque foi o Novo Estado?
Em janeiro de 1938, ocorriam as eleições para a presidência da república e para o governo dos estados. A campanha eleitoral tinha sido iniciada, o candidato apoiado pelo governo era José Americano de Almeida, um escritor paraibano.
Vargas tinha uma postura dupla, publicamente defendia as eleições e nos bastidores, preparava um golpe que lhe permitisse ficar no poder. Sófaltava um pretexto para suspender as eleições e anunciar sua permanência no governo.
O motivo alegado por Getúlio, para permanecer no poder, foi à existência do Plano Cohen, um suposto plano comunista para a tomada do poder, mas tudo não passava de uma grande falsa, o plano foi arquitetado por integrantes e apoiado por chefes militares vinculados pelo governo de Vargas.
No dia 10 denovembro de 1937, Getúlio Vargas, através de transmissões pela rádio informou a instituição do Novo Estado.
Vargas conseguiu o que queria, permaneceu no poder suspendendo as eleições.

Como ficou a organização dos:
- Sindicatos
Com a aceleração do processo industrial, os trabalhadores urbanos passaram a ser uma das preocupações do Estado Novo. Novas leis disciplinaram o movimento sindical e...
tracking img