A equipe de enfermagem frente as dimensões vivenciadas pela puérpera adolescente em seu período de transição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 12 aos 19 anos, na qual ocorre profundas mudanças, caracterizadas pelo rápido crescimento, surgimento das características sexuais, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e interação social (YAZLLE, 2006, p.24).
No Brasil com a introdução dos serviços de puericultura (conjunto dos meios médico-sociais que sedestinam a assegurar à criança um perfeito desenvolvimento físico e mental, desde o período de gestação. Melhoramento Minidicionário da Língua Portuguesa) há uma diminuição de mortalidade infantil, estimando-se que a população feminina seja 17.491.139 pessoas, essa análise de perfil de morbidade têm revelado problemas relacionados à gravidez, parto e puerpério, o que tem sido considerado um problemade risco e de saúde pública, um elemento desestruturador na vida das adolescentes, envolvidos por vários fatores como complicações obstétricas, problemas psicosociais e econômicos (YAZLLE, 2006, p.38).




Nos países desenvolvidos ocorreu um aumento de 7,4% em 1980, para 8,4% em 1990, na população com menos de 15 anos, no Brasil há um aumento da incidência de gravidez desta faixaetária, tendo como a primeira causa de internação gravidez, parto e puerpério (YAZLLE, 2006, p.42).

Para Yazlle, através destes dados estão relacionados à mortalidade materna, à precariedade na assistência pré-natal e ausência de atenção específica a adolescentes e jovens gestantes (2006, p.42).

Para Laot, a gravidez pode ser bem tolerada pelas adolescentes, desde que elasrecebam assistência pré-natal adequada, ou seja, precocemente e de forma regular, durante e após o período gestacional (1997, p. 36).

Estudos sugerem a necessidade de estratégias de medidas preventivas e estimular projetos e programas específicos aos adolescentes nos serviços de saúde, já que a demanda de adolescentes no serviço de saúde é pequena e estudos indicam que a atividadesexual têm início cada vez mais cedo, as medidas preventivas deverá começar nas escolas levando em consideração o conhecimento como métodos contraceptivos, comunicação familiar, amigas grávidas na adolescência, educação sexual para contribuir com a orientação adequada e séria aos adolescentes, para que eles possam tomar ciência de como lidar com a sexualidade, evitando assim, uma gravidezindesejada (LAOT, 1997, p.53).




Para Rocha, entre as adolescentes que não engravidam, os pais têm melhor nível de educação, maior religiosidade e ambos trabalham fora (1999, p. 38).

A enfermagem é um processo significativo, terapêutico e interpessoal, funciona como uma forma cooperativa com outros processos humanos que possibilitam a saúde dos indivíduos nascomunidades. Ela é um instrumento educativo, uma força de maturação que aspira o progresso da personalidade na direção a uma vida criativa, construtiva e produtiva (PEPLAU, 1993, p. 42).




A gestação (Período de tempo em que se desenvolve o embrião no útero, desde a concepção até o nascimento. Melhoramento Minidicionário da Língua Portuguesa) e parto precoce repercutem na vidapessoal, familiar, social e educacional de uma mãe adolescente (menores de 20 anos de idade (FROTA, 2004, p.85), sua auto-estima (confiança no próprio potencial, a certeza da capacidade de enfrentar os desafios da vida, a consciência do próprio valor e do direito ao sucesso e à felicidade (JOOMLA, 2009), auto-imagem corporal (auto-percepção de atração física ou aparência, sentimentos positivos ounegativos acerca do corpo, ou a visão mantida acerca do próprio corpo (ANASTÁCIO, 2003, p.3) devido às transformações da gestação defronta-se e é agravado pela insegurança no cuidado com o recém-nascido (que nasceu há pouco tempo, geralmente com menos de quatro semanas de vida (Dicionário de Termos Médicos - Dicionário de Medicina), decorrente de sua inexperiência e imaturidade (que não é maduro....
tracking img