Surgimento curso de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 2

- Período das Indicações Identidade Projetada (1973-1978)
Foi na década de 1970 que Valnir Chagas teve a oportunidade de quase ver algumas de suas previsões elaboradas em 1962 realizadas, através do então Conselho Federal de Ensino, que visava a reestruturação global dos cursos superiores de formação de magistério no Brasil. Valnir Chagas no então CFE por 18 anos, período em quepraticamente escreveu a legislação vigente até o final d 1996, quando a aprovação da nova LDB.
No mesmo tempo em que o curso de pedagogia iniciava seu processo de regulamentação em 1969, questões referentes ao destino desse curso estavam sendo gestadas por Valmir Chagas, e inseridas, porém num conjunto de preocupações a respeito da revisão do curso superior de formação de educador. Como objetivo decolocar tais cursos em funções nas necessidades geradas pela Reforma do Ensino de 1º e 2º graus - Lei Federal n. 5.692/71.
Do conjunto de documentos legais então elaborados, as indicações CFE n. 22/73 é a que justifica a iniciativa e traça as normas gerais a serem seguidas em todos os cursos de licenciaturas. (áreas pedagógicas).
Dois deslocamentos projetados nos anos de 1969, encontran-seagora quase concluídos: a formação dos professores para as séries iniciais de escolarização passa a se alocar, como regra geral, no curso superior, embora, pela indicação não se exclua, aonde se fizer necessário, o preparo de 2º grau (Brasil, CFE, indicação n. 67/75). O outro deslocamento: a formação em educação não ganha status de pós-graduação na medida em que é feia como habilitação ao curso delicenciatura, permitindo ainda um caráter transitório, que seja feita como curso aperto a docentes que tenham preparo de 2º grau.
Ao fazer o deslocamento previsto previstos em 1969, ele remete o preparo dos professores das séries iniciais da escolarização para o curso superior. Sem nenhum momento vincula a figura do pedagogo.
Em relação ao curso de pedagogia o conselho toma outro rumo em ralaçãoa previsão de 1969. Valnir Chagas deslocou as antigas tarefas do curso em partes que chamou de licenciatura das áreas pedagógicas.
Resolução do CFE indicação n. 70/76, em seu artigo 2º, £ 5º - define o pedagogo como um dos especialista em educação “ que se aprofunda na teoria, nos fundamentos o metodologia da educação”.
Identidade do pedagogo vinculada ao estudo da educação. A definição daidentidade do pedagogo é a partir da extinção do curso de pedagogia enquanto tal.

- Período Das Propostas Identidade em Discussão (1979-1998)
A partir da década de 70 que professores e estudantes universitários se organizaram para controlar o processo de reforma do curso de formação de educadores no Brasil. Os primeiros ensaios de mobilizações se sucedem através de grupos independente, para com apreocupação com o curso de pedagogia e licenciaturas.
A respeito da identidade do pedagogo e do curso de pedagogia, existem processo de discussão que indica fortes dificuldades sobre o assunto. Mais de 20 anos de discussão e varias tentativas de resolução por partes dos orgão governamentais, ainda o curso de formação de educadores não se encontra totalmente definido.
Foi no interior demovimentos das entidades acadêmicas, que indicações importantes para a revisão dos cursos puderam ser construídas. E mais uma vez a questão da identidade do pedagogo e o curso de pedagogia foi levantada.
A idéia de “ formar todo professor como educador”, o Comitê se São Paulo insurgia- se contra a “ concepção tecnicista”. Observa-se que não recupera a idéia de curso de pedagogia enquanto tal, e nenhummomento refere-se a identidade do pedagogo.
O “Documento Final” (1986) passa a ser referência básica a respeito da “Formação do Educador”. Da proposta do Comitê de São Paulo, continua a idéia de formar professores, enquanto educador, para qualquer etapa do ensino e também da docência como base a identidade do profissional de todo o educador.
Entretanto, no que se refere á pedagogia, o “Documento...
tracking img