A engenharia formando novos empreendedores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ENGENHARIA FORMANDO NOVOS EMPREENDEDORES

Lucas de Carvalho Pereira

INTRODUÇÃO

Um empreendedor se difere das outras pessoas principalmente por sua capacidade de raciocínio lógico,raciocínio este que um estudante de engenharia precisa adquirir durante a sua formação acadêmica, o que acaba de certa forma, assemelhando um bom engenheiro a um grande empreendedor. Além da alta capacidadelógica, engenheiros se assemelham aos empreendedores por diversas formas, como por exemplo, um bom engenheiro que, assim como um grande empreendedor, tem tudo calculado, até mesmo o seu risco de falha.Segundo Lira (2005), um individuo com aspectos empreendedores buscam situações onde obtenha desafios ou corra riscos, estando suas recompensas devidamente associadas a esses riscos. De certa forma,um engenheiro também possui essa necessidade, pois se o projeto que este for elaborar for pouco arriscado, ou seja, simples, seus retornos não serão tão agradáveis.

1 A ENGENHARIA, OEMPREENDEDORISMO E O MERCADO DE TRABALHO

O individuo empreendedor pode ser definido por Schumpeter (1950) como alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir.Engenheiros-empreendedores costumam encontrar uma maior facilidade em encontrar empregos no mercado de trabalho. Essa facilidade pode ser explicada pela maior preparação para enfrentar as dificuldades apresentadas por seutrabalho.
Estudos indicam que quanto mais espírito empreendedor o individuo possuir, maior será o sucesso profissional deste. A tabela abaixo mostra o resultado de uma pesquisa realizada pela Santille,Schlochauer e Jucá (SSJ), empresa especializada no treinamento de jovens profissionais e mostra as qualidades julgas necessária a estes jovens para que seja possível vencer no mercado de trabalho.Tabela 1: As qualidades que os jovens apontam
como necessárias para vencer no mercado de
trabalho (em %)

Fonte: Santille, Schlochauer e Jucá (SSJ). In: VEJA (2000)

2 O EMPREENDEDORISMO...
tracking img