Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher apresenta objetivos, metas, ações e estratégias para atingir os princípios de humanização e de qualidade da atenção. Dentre outros, pode-se citar: "a capacitação técnica dos profissionais de saúde e funcionários dos serviços envolvidos nas ações de saúde para uso da tecnologia adequada, acolhimento humanizado e práticas educativas voltadasà usuária e à comunidade" (Brasil, 2004). É relevante para essa capacitação considerar que:

C

I. a redução da morbi-mortalidade pelo câncer de mama requer do enfermeiro domínio da técnica do exame clínico e conhecimentos para incentivar a realização do auto-exame pelas mulheres; ação de eficácia cientificamente comprovada na prevenção primária da doença.

II. a vulnerabilidade para ocâncer de colo de útero pode ser representada pela falta de conhecimento, portanto, não basta ao enfermeiro incrementar a oferta de colpocitologia oncótica na rede básica, é preciso sensibilizar e mobilizar a população feminina para a prática do autocuidado e do sexo seguro.

III. a assistência em planejamento familiar demanda fornecimento de anticoncepcionais e acompanhamento das usuárias, alémde promoção de ações de educação em saúde e aconselhamento sobre concepção e anticoncepção, visando à escolha livre e informada das opções disponíveis tanto para os homens quanto para as mulheres.

IV. a redução da vulnerabilidade aos agravos à saúde sexual e reprodutiva das adolescentes requer desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade na perspectiva de gênero, classe ediferença social, de modo que a informação resulte em comportamento adolescente socialmente desejável.

Está correto APENAS o que se afirma em:

(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

Joana, terceira filha de mãe fumante crônica, nasceu de parto cesariana, com
idade gestacional de 36 semanas, pesando 1800 gramas e com insuficiência
respiratória moderada.Segundo a Norma de Atenção Humanizada do Recém-
Nascido (RN) de baixo peso: Método Mãe-Canguru (Portaria 693/2002), qual é a
conduta correta da enfermeira no seu plano de assistência?

D
(A) Garantir a aplicação do método, após decisão consensual entre mãe,
familiares e profissionais de saúde; e capacitar a família para reconhecer
situações de risco do RN, nos primeiros 15 dias.
(B) Ensinar àmãe e à família os cuidados com o RN e assegurar à puérpera
visita irrestrita no berçário; iniciar a segunda etapa do programa, caso a
criança atinja ganho ponderal de 10 gramas/dia.
(C) Incentivar contato pele a pele entre a mãe e a criança, imediatamente após o
parto, orientando a colocação do RN sobre o tórax da mãe para incentivar o
aleitamento materno e estreitar o vínculo afetivo.
(D)Orientar a mãe e a família sobre as condições de saúde do RN, estimular
livre e precoce acesso dos pais à Unidade Neonatal e propiciar o contato tátil
sempre que possível, acompanhado pela equipe nos primeiros cinco dias.
(E) Iniciar as medidas para estímulo à amamentação, os cuidados com as
mamas, a ordenha manual e a armanezagem e administração do leite ao
RN.

Alice tem 28 anos e chegouao Pronto Socorro com seu filho Mateus de um ano e três meses, com história de duas internações hospitalares por pneumonia. A criança freqüenta uma creche municipal e há dois dias apresenta diarréia, febre intermitente, bradipnéia, vômito e perda de peso. Foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde com tratamento do Plano C para desidratação, já tendo recebido uma dose de antitérmico e recebendosoro de re-hidratação oral 15 mL/kg/hora por sonda nasogástrica. Após alguns exames clínicos e laboratoriais, Alice foi informada de que Mateus está com tuberculose pulmonar. Ao ser esclarecida de que o diagnóstico havia sido confirmado pela identificação do Bacilo de Kock no lavado gástrico, Alice mostrou-se convencida de que Mateus contraiu tuberculose há uma semana, através do leite materno...
tracking img