Musculo diafragma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Músculo Diafragma


Porção Esternal:
Origem: face interna do processo xifóide
Porção Costal:
Origem: superfícies internas das seis cartilagens costais inferiores e das seis costelasinferiores de cada lado.
Porção Lombar:
Origem: dois pilares musculares, um medial e outro lateral. O pilar medial direito origina-se dos corpos da 1ª á 4ª vértebra lombar, e o pilar medial esquerdo doscorpos da 1ª á 3ª vértebra lombar. Os Pilares laterais originam-se de dois ligamentos: ligamento arqueado medial, na arcada do músculo psoas, e ligamento lateral.
Inserção: no tendão central. Esse tendãoé uma aponeurose potente sem inserção óssea.
Função: músculo principal da respiração:
• Na inspiração, o músculo contrai-se e desce a cúpula, aumentando o volume e diminuindo a pressão da cavidadetorácica, enquanto diminui o volume e aumenta a pressão da cavidade abdominal.
• Na expiração, o diafragma relaxa e a cúpula sobe diminuído o volume e aumentando a pressão da cavidade abdominal.Inervação: nervo frênico.
Encurtamento: quando o encurtamento ocorre na porção esternal, provoca encurtamento do pilar do diafragma, levando o tórax á posição expiratória, o encurtamento da porçãocostal leva as ultimas costelas e adotarem uma posição inspiratória, e o encurtamento da porção lombar acentuada a lordose lombar.



















O diafragma é um músculo estriadoesquelético que separa a cavidade abdominal da torácica e é o principal responsável pela respiração nos seres humanos.

Nos humanos, este músculo está localizado junto às vértebras lombares, àscostelas inferiores e o esterno e, ligando-se a estas estruturas através de tendões periféricos. Apresenta-se recoberto pelo peritônio em sua parte inferior, em sua parte superior, é adjacente à pleuraparietal.
Feixes musculares irradiam dos ligamentos periféricos que correm para se unirem no centro tendíneo. Embora os feixes musculares formem uma lâmina contínua, este músculo divide-se em três...
tracking img