A empresa e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
A empresa e o ambiente

Uma empresa é constituída por atores e forças que estão fora do seu controle e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir. Eles se encontram fora da empresa: é o ambiente. Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de marketingàs tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.
Para facilitar os estudos, podemos considerar que o ambiente (alguns chamam de ambiente de marketing) é subdividido em:

Microambiente - forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir;
Macroambiente - forças sociais maiores, ou condições, que afetam tanto a empresa quanto os elementos do microambiente;

Microambiente

Aempresa opera em um ambiente menor de forças, composto pelos elementos (normalmente outras empresa, entidades ou pessoas), com os quais a empresa tem relação mais próxima:

• Acionistas: são os sócios capitalistas, investidores, dado que empregam uma determinada quantidade de capital com vista a obter um dividendo. Tem o único interesse de receber uma retribuição em forma de dividendo emtroca do seu investimento. Por isto tem um interesse direto no conhecimento do desenvolvimento da empresa. Podem participar ou não da gestão da sociedade ou empresa, e exercer maior ou menor força e influência nas decisões.
• Funcionários: Compõem a equipe da empresa e são responsáveis pela execução das diversas atividades da empresa. São contratados para prestarem serviços e dedicam parte do seutempo. Podem ocupar cargos de direção ou execução. Tem interesse na empresa visando sua permanência, estabilidade e subsistência. Interferem em vários aspectos (cultura e clima organizacional, atendimento de clientes, qualidade, uso dos recursos, entre outros) que comprometem o desempenho da empresa;
• Clientes: são aqueles que compram ou utilizam os produtos ou serviços da empresa. Aempresa deve estudar seus clientes de perto. Eles podem ser de vários tipos: consumidores finais; indústrias; lojas ou revendedores; Governo; entre outros.
• Fornecedores: Eles provêem os recursos necessários (matéria-prima, máquinas, equipamentos, insumos, capital, pessoas, etc) para a empresa produzir seus bens e serviços.
• Concorrentes: São aqueles que produzem ou fornecem serviços iguaisou semelhantes ao da empresa. Eles disputam o mesmo mercado e estão também em busca de clientes. Também podem ter ou disputar os mesmos fornecedores. A empresa deve alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na mente dos consumidores.
• Parceiros Estratégicos: são outras empresas que se associam a empresa para realizarem negócios juntas ouexplorar um mercado que seja de interesse comum a elas.
• Públicos: qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial e influenciam e limitam ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Regulam ou fiscalizam as suas atividades. É o caso dos sindicatos, associações de classe, órgãos ou agências regulamentadoras do governo, órgãos protetores do consumidor, empresasfinanceiras; grupos de pressão, empresa de mídia; comunidade local; e o público geral.

Macroambiente

A empresa opera em um ambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa. As principais forças deste macroambiente onde está a empresa são:

• Tecnologia: O desenvolvimento que ocorre nas outras organizações provoca profundas influências nas organizações,principalmente quando se trata de tecnologia sujeita a inovações, ou seja, tecnologia dinâmica e de futuro imprevisível. As organizações precisam adaptar-se e incorporar tecnologia. Tecnologia engloba todo desenvolvimento e pesquisa em diversos campos da ciência, que interferem nas operações da empresa, que se apropria daquelas descobertas que interessam ao seu segmento de mercado, e as utilizam como...
tracking img