A embalagens no transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Embalagem no transporte.
























JUNDIAÍ, NOVEMBRO 2011







RESUMO






O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da embalagem na cadeia logística, com suas funcionalidades como proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, modo de uso,simbologias e adaptações para versões diferenciadas de embalagens. A embalagem possui um impacto significativo sobre o custo e a produtividade dentro dos sistemas logísticos. Serão apresentados todos os processos que envolvem a embalagem, desde sua criação até o consumidor final, dando enfoque ao diferencial na área de marketing e armazenamento.
Palavras chave: Embalagem, Marketing eTransporte.

























Sumário
1. Introdução 5
2. Funções e valores da embalagem na movimentação 6
2.1. Tipos de Embalagens 6
2.1.1. Embalagens de Contenção 6
2.1.2. Embalagens de Apresentação 6
2.1.3. Embalagens de Comercialização 6
2.1.4. Embalagens de Movimentação 6
2.2. Embalagens retornáveis e descartáveis 7
2.2.1. Operações das Embalagens retornáveis11
2.3. Padronizações e Unitização 12
3. Rastreamento de movimentação das embalagens 14
3.2. Simbologia e Identificação 18
3.3. Identificações das embalagens de produtos perigosos 19
4. Embalagem como poderosa ferramenta de Marketing 21
4.1. Qual a importância para a sociedade? 22
4.2. Os problemas & as soluções 22
4.3. Razões principais da importância das embalagens 23
5. Processo deplanejamento das embalagens 24
6. A embalagem como fator de sucesso do negócio 26
6.1. Princípios do marketing para uma embalagem eficiente 26
7. Armazenamento e manuseio 28
7.1. Armazenagem Industrial 29
7.2. Armazenagem demonstrativa 30
7.3. A importância do Armazenamento 30
8. Custos das embalagens 31
8. Estudo de Caso 33
9. Conclusão 38
10. Referência Bibliográfia 39Introdução



A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento.
A embalagem é parte de um sistema complexo, envolvendomarketing, desing, engenharia de produção, logistica e meio ambiente. O seu obejtivo é minimizar o custo aplicado aos materiais utilizados, ao mesmo tempo em que reduz a possibilidade de danos, às mercadorias as quais protegem. Além disso, a embalagem agrega valor oferecendo informações sobre o produto.
Portanto, a embalagem deve ser vista de forma sistematica, compreendendo o conjunto deoperações destinadas ao acondicionamento, proteção, conservação, transporte e aramazenagem de protudos ao longo das sucessivas cadeias de suprimento. Deve ainda levar em conta os aspectos como disposição os pontos de venda e posterior reciclagem.
Antes de projetar uma embalagem, deve-se medir o conjunto de esforços e riscos os quais determinado produto será efetivamente submetido ao longodo processo de movimentação fisica e transporte.
A embalagem deve ser especificamente adequada a proteção do seu conteúdo, suficientemente resistente para suportar todo o processo de transferencia e armazenagem, sendo primordial à integridade da mercadoria.
A embalagem possui um impacto significativo sobre o custo e a produtividade dentro dos sistemas logísticos. Seus custos maisevidentes se encontram na execução de operações automatizadas ou manuais de embalagem e na necessidade subsequente de descartar a própria embalagem. A embalagem pode ser visualizada tanto dentro do sistema logístico total e seu papel nos mercados industrial e de consumo; as três principais funções da embalagem (utilidade e eficiência de manuseio, proteção contra avarias e comunicação); e materiais...
tracking img