A ed fisica na academia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACEL-FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊCIAS EDUCAÇÃO E LETRAS



A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ACADEMIA

CURITIBA-PR
2012

FACEL-FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊCIAS EDUCAÇÃO E LETRAS


A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ACADEMIA

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Educação Física do 4° Período do Curso de Pedagogia.
Professora: Maria Cristina

CURITIBA-PR
2011
SUMÁRIO
1 - Historia dasAcademias ..............................................................

2- Conceito ......................................................................

3 – A Explosão das Academias.......................................................

4- Curiosidades ....................................................

5- Referências ...................................................

1 -Historia das Academias
Na pré-história, para defender seu território e subsistência, o homem utilizava-se da força. Em combates, precisava ser forte para usar armaduras, escudos e equipamentos de guerra. Mesmo que não era inteligente, o indivíduo forte era líder.
4500 anos a. C. – paredes de capelas funerárias do Egito relatam que naquela época homens levantavam pesos como forma de exercícios.]1896 anos a. C. – há relatos de jogos de arremesso de pedra
500 a 580 anos a. C. – na Itália, o grego Milo de Crotona, atleta olímpico e discípulo de Pitágoras, corria com um bezerro nas costas para fortalecer os MMII. Quanto mais o bezerro crescia, mais sua força aumentava. Isso originou a evolução progressiva das cargas.
Crotona foi uma antiga cidade-estado da Grécia e situada nosul da Itália. Há relatos de que Milo tenha nascido nesse local e teria competido em várias edições dos Jogos Olímpicos da antiguidade. O nome da cidade de Milão teria sido em sua homenagem.
400 anos a. C. – há esculturas harmoniosas de mulheres mostrando a preocupação estética da época.
1901 d. C. em Londres – 1ª competição oficial de fisiculturismo, idealizada por Eugene Sandow, nascido naAlemanha, e considerado o pai da Musculação. O prêmio foi uma estatueta do próprio Eugene Sandow, esculpida em sua homenagem por ter o físico mais fabuloso do mundo, e o vencedor foi Willian Murray. Tal estatueta é usada até hoje para premiar o Mr Olímpia.
Após a 2ª Guerra Mundial o treinamento com pesos passou a ter importância para aumentar a força e hipertrofia, e também para reabilitação demilitares.
Até a alguns anos atrás a musculação era restrita a fisiculturistas e levantadores de peso. A imagem era de que servia apenas para aumentar a musculatura. Praticamente não havia a participação de mulheres.

Com o passar dos tempos foram-se descobrindo inúmeros benefícios que ela proporciona. Hoje em todos os clubes e equipes desportivas há salas de musculação. Existem clínicas defisioterapia que possuem todos os equipamentos de musculação.
É cada vez mais crescente o número de academias, e maior a participação de mulheres, adolescentes e idosos com seus diversos objetivos.

2- Conceito

As academias de ginástica são compreendidas como centros de condicionamento físico que oportunizam o ambiente e orientação para a prática de programas de exercícios físicos .
Desde o seusurgimento, as academias têm absorvido um número cada vez maior de adeptos,com faixas etárias e motivos de procura diferenciados exigindodos profissionais de Educação Física conhecimentos que vão além dos aspectos físicos e biológicos do movimento humano.
Em 2006 o número de academias já atingia amarca de 20.000 estabelecimentos.A expansão desse setor é estimulada por uma série de técnicas einovações que se processam continuamente nesses ambientes de prática de exercícios físicos.
A busca da melhoria da condição e aparência física, e as preocupações que por suavez aparecem cada vez mais associadas à própria noção de saúde também são esponsáveis pela expansão desse setor. O sucesso de qualquer programa de exercícios físicos está relacionado à motivação de seus participantes A motivação é...
tracking img