A economia nacional relacionada com os principais conceitos de estado para marx, lênin e gramsci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CIÊNCIA POLÍTICA

FERNANDA BASILE
THAYNARA TONOLLI

A Economia Nacional relacionada com os principais conceitos de Estado para Marx, Lênin e Gramsci

Novembro de 2011

A Economia Nacional relacionada com os principais conceitos de Estado para Marx, Lênin e Gramsci

Projeto de pesquisa para avaliaçãoda disciplina de Ciência Política do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Área de Concentração: Questão Social aplicada às definições de Estado baseadas nas obras dos principais autores Marx, Lênin e Gramsci.

Florianópolis
2011

1. TÍTULO: A Economia Nacional relacionada com os principais conceitos de Estado para Marx, Lênin e Gramsci.

2.OBJETIVO DE ESTUDO: Analisar quão grande e como é visto o Estado dentro da Economia Nacional e se essa relação condiz com os conceitos dos autores já relacionados (Marx, Lênin e Gramsci).

3. METODOLOGIA: Utilizaremos para criação desse artigo a pesquisa empírica baseada na leitura a fundo a respeito das definições de Estado baseadas nas obras dos principais autores: Marx, Lênin e Gramsci paracompará-las e relacioná-las com a Economia Nacional e seu modo de produção capitalista.

4. OBJETIVO:

5.1 Geral:

Compreender o papel do Estado na economia até que haja o desenvolvimento nacional.

5.2 Específico:
5.3.1 A análise individual de Marx, Lênin e Gramsci sob os conceitos de Estado defendidos por cada um.
5.3.2 Conhecer qual é a relação dosautores com a Economia Nacional.
5.3.3 Explicar de que maneira a Economia Nacional prosperou.

5. Introdução
O estado brasileiro e o desenvolvimento nacional
A primeira década do século XXI deixou evidentes as fraquezas do modelo de desenvolvimento liberal em proporcionar prosperidade econômica e equalização social no Brasil e na América Latina. Ao longo da década de 1990, o que sesolidificou foram problemas como a vulnerabilidade nas contas, o baixo crescimento econômico, deterioração dos principais indicadores do mercado de trabalho e degradação ambiental. É de suma importância, por estes e outros motivos a discussão a respeito do papel do Estado, do planejamento e do desenvolvimento no Brasil e no mundo, que traz a questão das capacidades e dos instrumentos que aoEstado brasileiro tem, ou precisa construir, para planejar e coordenar seu deselvolvimento. Por capacidades estatais, entende-se por exercícios do estado – da regulação dos direitos de propriedade em território nacional, arrecadação tributaria, e as de criação e gestão da moeda e de gerenciamento da dívida pública. Não por outro motivo se assume que o Estado não é como muitas vezes é suposto – um enteexterno e coercitivo aos movimentos da sociedade e da economia, dotado de racionalidade única, instrumentos suficientes e capacidades plena de operação. É sim parte integrante e constituinte da própria sociedade e da economia, que precisa se relacionar com outros agentes nacionais e internacionais para construir ambientes favoráveis à implementação de suas ações. O texto que segue visa levantarquestões e apontar perspectivas que permitam proporcionar as condições necessárias para a retomada do debate sobre o papel que o Estado, o planejamento publico governamental e as políticas públicas devem e podem ocupar no cenário atual, como indutoras do desenvolvimento nacional.

6. Desenvolvimento

7.3 Estado, economia e capitalismo
O advento do Estado moderno tal como se veio aconhecê-lo no século XX teve sua origem com o modo de produção capitalista, devido a esse motivo não se pode separar as esferas do Estado e da economia, uma vez que os parâmetros definidores de uns parecem ser também os da outra.
Os quatro grandes fundamentos dos Estados modernos estariam determinados i) o monopólio do uso da violência; ii) o monopólio da formulação e da implementação das leis;...
tracking img