A economia dos eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A economia dos Estados Unidos, que já não anda bem faz tempo, entrou em uma situação ainda mais delicada por causa de uma disputa política. Para conseguir continuar pagando suas contas, o governoamericano precisa que o Congresso aprove o aumento do limite máximo que as dívidas do país podem atingir. Mas a oposição faz jogo duro, como explica a correspondente Elaine Bast.
Nem o país mais rico domundo está livre de problemas com dívidas. Gastos com as guerras no Afeganistão e no Iraque e os pacotes com muito dinheiro para tentar recuperar o crescimento do país fizeram a dívida crescer nosúltimos anos.
E o número é bem grande: US$ 14,3 trilhões, o equivalente a R$ 23 trilhões. Esse valor, atingido no mês passado, é o máximo que os Estados Unidos podem ter de dívidas. Mais do que isso, sóse o Congresso Americano autorizar, mas democratas e republicanos precisam se entender.
Antes de concordar com o aumento do limite da dívida, a oposição quer que o governo se comprometa em cortargastos em áreas como a da saúde. Já o partido do governo diz que os cortes não podem vir da área social e sugere, por exemplo, retirar o benefício fiscal que as companhias de petróleo têm no país.
Oacordo para aumentar o teto da dívida tem que sair até o dia dois de agosto. Até lá, segundo o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, os Estados Unidos têm dinheiro para se financiar.
Quase todosacreditam que o aumento vai ser autorizado. Mas e se isso não acontecer? O país vai deixar de pagar as contas? E os credores?
Uma parte da dívida americana está nas mãos de outros países. O Brasil, porexemplo, é o quarto maior credor. É até difícil imaginar os Estados Unidos, considerados no mercado financeiro como risco-zero, darem um calote na dívida. Seria um estrago em escala mundial.
ParaMichael Gapen, ex- economista do Banco Central Americano e do Fundo Monetário Internacional, a possibilidade de suspensão do pagamento da dívida é muito pequena. Mesmo se não houver acordo no...
tracking img