Trabalho de economia, eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinantes da diferença de renda per capita entre o Brasil e os Estados Unidos
A Faculdade de Economia da Universidade de Groningen - Holanda, através de seu Growth and Development Centre (Querdizer: Crescimento e Centro de Desenvolvimento) (GGCD), mantém uma excelente base de dados, com informações para o período 1950-2005 sobre 125 países, correspondendo a 96% da população e 99% do PIBmundial.

De acordo com as informações disponíveis nesta base de dados, a renda por habitante do Brasil em 2005 equivalia a 18,8% da renda por habitante dos Estados Unidos.

A renda per capita de umpaís é determinada pelos seguintes fatores:

valor do PIB por hora trabalhada (produtividade do trabalho)
número médio de horas trabalhadas no ano pelos trabalhadores empregados
proporção dapopulação que se encontra empregada
[Para entender este ponto, considere que Y /POP = (Y/h) (h/L) (L/POP), onde Y = PIB, POP = população, h = horas totais trabalhadas na economia durante o ano e L = totalde pessoas empregadas].

O PIB por hora de trabalho no Brasil, de acordo com os dados do GGDC, correspondia a 22,6% do observado nos Estados Unidos, em 2005, enquanto a média de horas trabalhadasno Brasil (1841 horas) foi 2,8% maior do que nos Estados Unidos (1791 horas) , no mesmo ano.

Quanto à proporção da população total que se encontrava empregada, foi de 39,2% e 48,4%, no Brasil e nosEstados Unidos, respectivamente, com a diferença de 19% sendo explicada pelo fato de as taxas de emprego e de participação na força de trabalho, assim como a proporção da população em idade detrabalhar, serem menores aqui do que lá.

[Note que L/POP = (L/PEA) (PEA/PIA) (PIA/POP), onde PEA = população economicamente ativa e PIA = população em idade ativa].

O produto das razões entre Brasil eEstados Unidos para os três determinantes da renda per capita (produtividade, horas médias trabalhadas e proporção da população empregada) - ou seja, 0,226 x 1,028 x 0,81 - equivale a 0,188, a razão...
tracking img