Economia dos anos 50 - eua-urss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução (EUA e URSS)

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estadosunidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Nesta época, formaram-se dois blocos militares,cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suasbases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Plano Marshall e Comecon: As duaspotências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente atravésde empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os paísessocialistas.

EUA
O final da Segunda Guerra Mundial reafirmou os Estados Unidos como potência mundial, ao mesmo tempo em que trouxe ao país um crescimento econômico sem precedentes e marcou o início domovimento pelos direitos humanos. Os EUA foram a única potência aliada que conseguiu manter relativamente baixos os prejuízos durante a guerra e, na opinião de historiadores, os americanos sabiam quetinham muito a ganhar com o fim do conflito. Nos anos seguintes, o país assumiu cada vez mais importância no cenário internacional e as transformações econômicas internas fizeram com que a populaçãoesquecesse rapidamente a depressão econômica de alguns anos antes. A década seguinte ao final da guerra foi uma época de rápida expansão econômica e de crescimento populacional no país. Dispensados...
tracking img