A ead no brasil- novos caminhos para a educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Criada em 2005 a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para as camadas da população de tem difícil acesso a formação universitária por meio do uso da metodologia da educação à distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes,gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800 de 8 de junho de 2006 para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicasde ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos pólos de apoio presencial em localidades estratégicas.
Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, ainteração e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locaisdistantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxomigratório para as grandes cidades.
O projeto de construção de uma nação fraterna, justa e solidária vincula-se ao domínio produtivo do conhecimento e a extensão de seus benefícios a população, a universidade é o caminho para o progresso apesar de apenas 11% dos jovens entre 18 e 24 anos terem acesso ao nível superior sendo assim uma taxa muito baixa para um país como o Brasil, que busca respeitodiante de outros países e perante sua própria sociedade, um país que busca igualdade social e econômica e tem participação no G 20, um país que acredita em sua população conhece o seu potencial tem o dever instruir o seu povo, com a criação da Universidade Aberta do Brasil o governo mostra sua preocupação com a educação e busca programar a universidade na vida daquelas pessoas que por algum motivonão puderam dar continuação aos seus estudos, este é um passo de grande importância para que um dia possamos nos orgulhar dessa sociedade e possamos conseguir juntos chegar à potência de país subdesenvolvido.
A educação exerce um papel fundamental nas relações humanas e é dentro deste contexto social que o indivíduo desenvolve-se de maneira pessoal, social e profissionalmente e a educação adistância tem contribuído para esta formação. A educação é um ato coletivo, solidário e em troca de experiências que permitem a cada envolvido discutir suas idéias e concepções através dos fóruns que se apresentam no sistema moodle de ensino.
A Educação a Distancia (EAD) vem se consagrando no Brasil como uma estratégia para democratizar e elevar o padrão de qualidade da educação brasileira. Tem sidoavaliada como capaz de possibilitar a inclusão social e digital para aqueles que vivenciam realidades antagônicas às existentes nas grandes metrópoles brasileiras, permitindo aos milhões de cidadãos o direito ao exercício da cidadania por meio de desempenho profissional digno.
A modalidade (EAD) tornou-se extremamente importante na ampliação do acesso ao ensino superior e pode constituir-se...
tracking img