Thuban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDÉIA
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA

THUBAN

Naura Martins da Silva
Vandrielly de Paula Rosa

Edéia, Abril de 2011
Naura Martins da Silva
Vandrielly de Paula Rosa

THUBAN

Trabalho realizado sob orientação do Professor: Lucas Tavares Pires na disciplina de Geotecnologia, no Curso Superior de Tecnologia em ProduçãoSucroalcooleira da Universidade Estadual de Goiás para obtenção de nota parcial.

Edéia, Abril de 2011.

Thuban ferramenta do sig

Sistemas de Informação Geográfica – SIG – são sistemas automatizados, usados para armazenar, analisar e manipular dados geográficos, ou seja, dados que representam objetos e fenômenos em que a localização geográfica é uma característica inerente àinformação e indispensável para analisá-la.
Thuban: Este sistema é um visualizador para dados de SIG escrito em Python,que tem características visualizar, explorar, e analise a informação geográfica. Ele possui uma interface amigável e alguns recursos úteis, tais como:
* Suporte a dados vetoriais: ESRI® Shapefiles e conexão PostGIS;
* Suporte a dados matriciais: GeoTIFF;
*Permite análises (queries) e junções (joins) de tabelas;
* Possui suporte a projeções;
* Ferramenta de impressão e exportação de vetores;
* Manual do usuário (inglês).
Assim como o JUMP, este sistema é facilmente expansível através de plugins. O programa é extremamente leve e possui os recursos mais elementares tanto para quem é leigo em geotecnologias quanto para aquelesque pretendem iniciar a usar aplicativos de SGI.
Da mesma forma como Java, Python é uma linguagem orientada a objetos, permitindo maior facilidade na manutenção e expansão (reutilização de classes) do códigofonte. Por estes motivos, tanto o Thuban quanto o JUMP são os Frameworks mais indicados para que as instituições públicas desenvolvam as suas soluções SIG para desktop (cliente),dando continuidade às mesmas sem depender de alguma empresa privada (esta é uma das grandes vantagens do SL para as instituições públicas).

Linguagem de Programação

Thuban é implementado usando o Python linguagem de programação. Python foi escolhido como plataforma multi-linguagem de script orientada a objetos que permite a simples incorporação de módulos escritos em outras línguas(por exemplo, tarefas de computação intensiva em C). É tomado cuidado para que Thuban é compatível com o Python 2.2.1, as versões mais recentes deve funcionar tão bem.
Como um kit de ferramentas GUI multi-plataforma, Thuban usa wxPython . wxPython é baseado em wxWindows , um kit de ferramentas GUI que usa a interface gráfica nativa de uma plataforma consistente para incorporar ao sistemade usuários (ou seja GTK no Linux ou Microsoft Windows NT). Thuban requer wxPython de, pelo menos na versão 2.4.0.4. É tomado cuidado para que Thuban é compatível com o mais recente lançamento da série 2.4, as versões mais recentes deve funcionar tão bem.
Thuban armazena suas informações em uma sessão em um formato XML, atualmente Thuban permite a ativação de ferramentas, quer atravésda barra de ferramentas ou através do menu. Uma vez selecionado, é uma ferramenta ativa até que uma outra está marcada.

Tipos de Dados e Formatos

Uma camada de Thuban pode ser de um desses tipos básicos:
* Linha: Define uma linha baseada em um conjunto de pontos, pertencentes a uma mesma dimensão.
* Polígono: Define um polígono baseado em diversos pontos pertencentes a uma mesmadimensão.
* Ponto Define um ponto em uma determinada localização e dimensão.

* Georreferenciadas Imagem: Define uma coleção de diversas geometrias, ou seja, de qualquer tipo especial definido.

Licença

Thuban está licenciado sob a Licença Pública Geral GNU (GNU GPL). Algumas partes do Thuban, tais como as ligações para a shapelib e projetos são cobertos por outras licenças...
tracking img