Ciclo agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo hidrológico (Ciclo da água).

Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outrosorganismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos. Observa-se que, de toda a água existente no planeta Terra, somente 2,7% é água doce. Pode-se também verificar que de toda a água doce disponível para uso da humanidade, cerca de 98% está na forma de água subterrânea. A água pode ser encontrada no planeta em trêsestados físicos: sólido, líquido e gasoso. Durante o processo que chamamos de “Ciclo da água” ou “Ciclo hidrológico” ela passa pelos estados líquido e gasoso de forma que vai sempre se renovando à cada ciclo completo. Em alguns lugares muito frios do planeta ela pode ser encontrada em estado sólido (ex.: geleiras na Antártida), ou ainda, se solidificar depois de cair na forma de chuva ou neve(pequenos flocos de água solidificada) como, por exemplo, no pico de montanhas que permanecem congelados durante o inverno e derretem parcialmente no verão dando origem a rios como o Rio Tigre na Mesopotâmia que nasce do derretimento de gelo em uma cadeia de montanhas: as montanhas Taurus na Turquia. Quando a terra estava se formando a superfície do planeta era muito quente e toda a água existenteestava na forma de vapor. Podemos dizer então, que o ciclo da água começou com um processo chamado de condensação: a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Nesse caso, a água se condensou devido à diminuição de temperatura ocorrida na superfície do planeta, que possibilitou que o vapor de água passasse para o estado líquido. Hoje em dia, isso acontece quando o vapor de água chega a certaaltura. A temperatura cai e a água condensa, passando para o estado líquido em pequenas gotículas que vão se juntando e movimentando por causa da ação dos ventos e das correntes atmosféricas e formando as nuvens. Por fim, elas caem na forma de chuva (precipitação). Ao cair a água escorre para os rios, ou para lençóis subterrâneos e depois para os rios e mares, oceanos e lagos. Então ela ficanovamente exposta à ação do sol que a esquenta transformando-a novamente através do processo de evaporação: passagem do estado líquido para o gasoso.


Esquema mostrando o ciclo da água

Pode acontecer também da água da chuva ser absorvida pelas plantas. Nesse caso ela irá evaporar por um processo conhecido como evapotranspiração: transpiração + evaporação.

COMPONENTES DO CICLO HIDROLÓGICOPrecipitação
Interceptação
Infiltração
Retenção superficial
Detenção superficial
Percolação, lnterfluxo, evaporação e transpiração.
Escoamento superficial ou enxurrada

Precipitação:
Fonte de água que origina o ponto de partida para todas as análises hidrológicas de pequenas bacias hidrográficas. Existe nas formas de CHUVA, GRANIZO E NEVE. As principais características pelas quais se podemidentificar uma chuva são:

Quantidade ou volume total –mm ou m3
Duração – minutos ou horas
Intensidade-quantidade/tempo –mm. h-1

Interceptação vegetal

Refere-se à coleta de chuva sobre a superfície das plantas. Pode atingir até25% da precipitação anual total. Os fatores que mais influenciam na quantidade de água interceptada são:
Tipo da vegetação
Densidade da vegetação
Estágio decrescimento
Velocidade do vento
Estação do ano

Infiltração

Refere-se a entrada de água pela superfície do solo. Os fatores que afetam a infiltração da água no solo são:

Tipo de solo
Selamento superficial
Crosta superficial
Umidade do solo antes da chuva
Duração e intensidade da chuva

Retenção superficial

Refere-se à água permanentemente retida nas depressões da superfície do...
tracking img