Identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A formação da identidade está intimamente associada ao estudo da adolescência.
Muitos são os autores que estabelecem a aquisição da identidade como a principal tarefa desse período. Por englobar tarefas específicas dos diversos segmentos da formação total do indivíduo, podemos centrá-la com a tarefa principal.
Na realidade deveríamos falar em evolução para indicar o verdadeirotranscurso de um processo que, segundo Erickson (1968/1972), dura toda a vida, chamado por ele de ciclo vital. A cada etapa temos características típicas e distintivas que vão sucessivamente sendo transformadas pela ação das vivências da interação indivíduo/meio. Essa é uma cadeia evolutiva na qual o presente é o elo entre o passado e o futuro. Cada ocorrência funciona ao mesmo tempo como causa e comoefeito.O primeiro autor a falar em desenvolvimento da identidade foi Erikson (1968/ 1972). Ele propôs dois pólos opostos no desenvolvimento da identidade, que seriam a construção da identidade (identity achievement) e uma identidade difusa (identity diffusion) ou confusão de papéis. A construção da identidade seria o resultado positivo das explorações ocorridas na adolescência e seu conseqüentecomprometimento, no
final deste período, com alguma ocupação ou ideologia.
A Teoria Psicossocial de Erikson, de elaboração bastante complexa, deteve-se
no terreno terminológico e estudos de caso. O progresso da teoria Psicossocial dependeu do trabalho preliminar, porém necessário, de desenvolvimento de medidas específicas dos conceitos abordados. Marcia, em 1966, publicou um artigooperacionalizando o conceito de identidade e sistematizando, de forma bastante simples, as duas dimensões essenciais na formação da identidade pelo adolescente: exploração e compromisso.
Por exploração, Márcia (1966) entendia o período de tomada de decisão, quando antigos e novos valores e escolhas são examinados. Época em que o indivíduo ativamente se envolve na exploração de alternativas ocupacionais ouideológicas. O resultado desejado da exploração é o compromisso com alguma idéia ou papel específico.
Por compromisso ou comprometimento, Márcia (1966) supõe que o indivíduo
tenha realizado uma escolha relativamente firme, servindo como base ou guia para sua
ação. O comprometimento é medido pelo grau de investimento pessoal que o indivíduo
expressa. Corresponde às questões que mais valoriza e comas quais mais se preocupa,
refletindo o sentimento de identidade pessoal.
Para estudar como é o desenvolvimento da identidade, Márcia (1966) utilizou
medidas e critérios congruentes com as postulações da Teoria Psicossocial. Elaborou
uma entrevista semi-estruturada, formulando perguntas destinadas a revelar em que
medida os adolescentes estão explorando ou se comprometendo com os temas.Medindo as duas dimensões – exploração e compromisso –, propôs quatro estados de identidade: foreclosure, moratorium, diffusion e achievement.
No estado de foreclosure, o adolescente persegue metas ideológicas e profissionais eleitas por outros (pais, figuras de autoridade). O adolescente não explora,
porque aceita os valores e expectativas dos outros. Compromete-se com o que foi
definido pelos paisou pela cultura. Pode ser o estado inicial do processo de formação
da identidade adulta, partindo dos valores infantis (Stephen, Fraser & Marcia, 1992).
No estado de moratorium, os compromissos são postergados e o adolescente debate-se com temas profissionais ou ideológicos. Está explorando as alternativas e ainda não escolheu nenhuma.
No estado de achievement, o jovem fez suas escolhas epersegue metas profissionais ou ideológicas. Explorou e chegou a algum compromisso.
No estado de diffusion, o adolescente não está explorando, embora possa tê-lo
feito no passado, e não chegou a nenhum compromisso. Pode ter tentado tratar algum
tema ou ignorado, mas não tomou decisões e não está preocupado em fazê-lo. O jovem
não se sente pressionado neste sentido. Pode representar um...
tracking img