Identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O tema escolhido visa estudar um ponto essencial para o desenvolvimento da criança, do adolescente e inclusive do adulto, a identidade.
É importante abordar este tema, uma vez que todos nós, ao longo da nossa vida passámos por uma formação de identidade. É algo que diz muito sobre nós, distinguindo-nos e enquadrando-nos na sociedade em que vivemos.
A identidade é um conceito quenão contém uma definição única, como se acreditava inicialmente. Esta, é constituída por diferentes tipos, definidos como: a identidade de género, identidade étnica e racial, identidade pessoal e a identidade social.
Neste artigo, teremos como objectivo geral explicar de uma forma simples e eficaz os diferentes tipos de identidade, assim como a sua formação.
Contudo, como objectivo específico,iremos desenvolver as teorias de Erikson, Márcia e Piaget para a formação da identidade na adolescência.
Palavras-chave: Formação; identidade; tipos de identidade; Erikson, Márcia; Piaget; adolescência.

Abstract



The theme picked studies a crucial point in the development of children, adolescent and even adults, The identity.
It’s important to approach this topic, since all of usthroughout lives went through an identity formation. It's something that can say a lot about us, distinguishing
us and that places us into society.
Identity is a concept that doesn't contains a single definition, as was initially thought. This consists of different types of identity, being gender identity, ethnic, racial, social or personal identity.
In this article, we explain thedifferent types do identity and their formation in a simple way.
However, as a specific objective, we will develop the theories of Erikson, Marcia and Piaget for the teenager identity formation.
Keywords: Formation identity, types to identity, Erikson, Marcia, Piaget, adolescence.

Enquadramento teórico

Segundo Emmanuel (1997) a formação da identidade é o que nos difere uns dos outros, istoé, todos nós somos ‘um outro para cada outro’ o que torna este tema importante (Emmanuel, 1997).
Não existe uma única definição para percebermos o que é a identidade, esta foi alvo de diversas investigações para ser estudada.
Freud (1923) definiu a identidade baseando-se em reacções e acções feitas pelo sujeito no futuro da sua vida, dando maior consideração à importância da imagem do corpocomo identificação da formação do ‘eu’. No seguimento da definição de Freud, Heimann (1942) assegura que a identidade seria o conjunto de aptidões, dons, desejos, impulsos, fantasias e sensações possuídas pelo indivíduo (Cole & Cole, 2004).
Posteriormente, Erikson (1959) explicou que a identidade estava ligada ao crescimento psicossocial do indivíduo, através de um processo que passava pordiversas fases (Cole & Cole, 2004).
Assim, as definições acima descritas, são totalmente distintas mas que se completam na caracterização da identidade.
Numa perspectiva mais social, Eckert (2003) afirma que a identidade dá-nos a ideia de quem somos, como nos vemos e como os outros nos vêem, como temos que nos apresentar e agir para sermos reconhecidos e aceites. Para o autor, uma pessoaaprende, constrói e representa a sua própria identidade. Este processo dá-se desde o seu nascimento até a sua morte. Isto acontece, porque o indivíduo nasce numa determinada família ou numa comunidade social que está em andamento, onde estão inseridos os valores, crenças e valores de cada pessoa (Eckert, 2003).
Por outro lado, de acordo com Cole e Cole (2009) a formação da identidade, define-se comoo processo através do qual as crianças alargam os seus próprios protótipos de sentimentos, pensamento e atitudes em diversas ocasiões (Cole & Cole, 2009).
Como foi citado anteriormente, existem diversos tipos de identidade, tendo como exemplos, a identidade de género, étnica e racial, pessoal e por fim a identidade social.
Para Skelton (2003) na identidade de género, a criança ganha a...
tracking img