A ditadura e a censura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ditadura militar não inventou a censura. Esta sempre fez parte da história da humanidade. Quem não se lembra da história de Adão e Eva, da Bíblia Sagrada? Poderiam comer de todos os frutos doparaíso, exceto da “árvore do conhecimento do bem e do mal”, ou seja, estes supostos primeiros habitantes do nosso planeta, mal começaram a dar seus primeiros passos e já esbarraram na censura divina.Outros exemplos poderiam ser citados, contudo vamos a história do Brasil.
Desde a chegada dos primeiros navios portugueses em nosso país, os indígenas foram censurados pelos portugueses. A religião (tidacomo pagã pelo catolicismo) e costumes dos índios (antropofagia, idiomas locais, outros) não foram aprovados pela censura portuguesa. Havia uma lista de obras (com críticas a fé católica ou amonarquia), que não poderiam circular em território português (inclusive suas colônias, o Brasil era uma delas).
Toda a trajetória de nosso país foi marcada pelo censura, grande engado pensar que não. E bomlembrar que enquanto o Estado não se tornou laico, houve uma forte censura religiosa. Temos, ainda, a censura aos direitos dos negros (antes e após a escravidão), aos direitos das mulheres de votar,de trabalhar; dos trabalhadores (alguns chegavam a trabalhar mais de 16 horas por dia). Respirávamos e comíamos censura todos os dias e era um prato cheio.
Vale ressaltar que muito antes de 1964 (aIntentona Comunista, em 1935, e o governo João Goulart, 1961 a 1964), ano em que teve início a ditadura militar, o comunismo já estava estendendo seus tentáculos por toda América latina. Não apenas noBrasil. E mister ver no que se tornaram os países comunistas e as atrocidades causadas por eles. Não foram poucos, nem pequenos seus crimes contra a humanidade (ler o Livro Negro do Comunismo).
Emmomento algum os comunistas pensaram em implementar a democracia no Brasil (nem acreditavam nela) ou lutar contra a ditadura militar. O que eles queriam era impor a “Ditadura do proletariado”. Atos...
tracking img