Generoros textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1 - Carta ao leitor
2 - Carta do leitor
3 - Crônica
4 - Descrição
5 - Dissertação
6 - Editorial
7 - Narração
8 - Noticia
9 - Reportagem

1 - Carta ao Leitor:
Embora seja difícil encontrar estatísticas a respeito, os profissionais nunca se depararam com tantos furtos e roubos em canteiros de obras. Tanto que algumas iniciativas setoriais têm surgido para atenuar os prejuízos.Exemplo é a mobilização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná, que se uniu à polícia local para planejar ações conjuntas na prevenção e combate a esses crimes. A reportagem de capa desta edição levanta algumas hipóteses. A principal delas aponta que o aumento no ritmo da construção teria tornado o setor atrativo à ação dos bandidos. Afinal, os canteiros estão maismodernos, com ferramentas e equipamentos mais caros - muitos têm inclusive escritórios internos com impressoras, computadores, equipamentos de telefonia etc. Além disso, a escassez de mão de obra tem obrigado muitas empresas a afrouxar o rigor nas contratações, o que facilita a entrada de eventuais "comparsas" nas obras. A matéria "Crimes no Canteiro" traz dicas para a adoção de medidas preventivas, comoa contratação de empresas de segurança e instalação de barreiras físicas e equipamentos de monitoramento.
1 - Explicação:
Carta ao leitor é uma missiva que o autor, ou autores, de uma obra literária escrevem no início de sua obra para os seus leitores.
2 - Carta do Leitor:
À Folha de São Paulo
Sr. Toni Sciarretta,
Em relação à matéria publicada no caderno Mercado em 18-05, em que o Sr.informa sobre a proibição do uso de sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo, penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
Todas as vezes que vou ao supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas pelos consumidores que não parecem preocupados com as consequências que o uso destas embalagens causa ao meioambiente.
Só quero lembrar às autoridades que não basta sancionar a lei. É preciso ter uma fiscalização rigorosa e que as multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desrespeitarem. Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré eleitoreira, como foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
No começo fazem blitz, causam um barulho, mas depois dealgum tempo tudo volta ao que era antes: não há fiscalização para coibir as infrações.
Atenciosamente Josilda Cardoso - professora de ensino fundamental - São Paulo
2 - Explicação:
A estrutura de uma carta, por exemplo, em geral, é sempre a mesma. De acordo com o autor: Local, data; Saudação; Texto; Despedida; Assinatura.
A carta do leitor, definida como um texto em que o leitor de jornal ou derevista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade, usando elementos argumentativos, ao contrário, requer uma maior elaboração e ordenamento das ideias, pois se trata de um gênero secundário mais complexo, cuja linguagem tem que ser formal, na variedade padrão.
Na carta ao leitor, a linguagem pode ser mais pessoal (empregando pronomes e verbos em 1ª pessoa) ou maisimpessoal (empregando pronomes e verbos na 3ª pessoa) ou ainda pode utilizar os dois tipos de linguagem; a menor ou maior impessoalidade depende da intenção do autor: protestar, brincar ou impressionar, por exemplo.
3 - Crônica:
VITÓRIA NOSSA
O que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia?
Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entendeporque não queremos ser tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos, nem aos outros. Não temos nenhuma alegria que tenha sido catalogada. Temos construído catedrais e ficado do lado de fora, pois as catedrais que nós mesmos construímos tememos que sejam armadilhas. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e talvez sem consolo. Temos evitado...
tracking img