A cultura surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para entendermos mais sobre a cultura surda, começaremos relembrando um pouco da história da surdez e das lutas dos surdos para serem reconhecidos e respeitados.
Na Antiguidade, os surdos não eramconsiderados seres humanos competentes. As crianças surdas não tinham o direito de viver. Com a chegada da Idade Moderna, o Monge beneditino Pedro Ponce de Léon, começou a ensinar o surdo a falar, paraque assim pudessem ter seus direitos legais reconhecidos.
Em 1620, o filósofo Juan Pablo de Bonet escreveu o primeiro livro de Libras, através dos ensinamentos recebidos por Pedro Ponce. Abade L´Epée,fundou a escola de surdos na França, ensinava a escrita dos Franceses, através dos sinais que os surdos realizavam, produziu a sintaxe do francês, para que os surdos pudessem escrever.
Por volta doano de 1754, Samuel Heinicke, acreditava que os surdos deveriam ser oralizados, adotando assim, métodos de ensino estritamente orais, inaugurou em Leipzig, a primeira instituição para surdo, no ano de1778. Já Ferdinand Berthier, surdo congênito, foi aluno do Instituto para surdos de Paris, mais tarde tornou-se professor e defendeu a língua de sinais. No ano de 1816, foi trabalhar nos EstadosUnidos, levando a metodologia que aprendeu na França. Berthier mostra que tudo pode ser dito através da língua de sinais, todas as ideias e sentimentos que provocam o coração.
A partir da IdadeContemporânea, a surdez é tida como uma deficiência. Jean Marc Itard, médico e cirurgião, realizou procedimentos a fim de erradicar a surdez, pois acreditava que através da audição, a criança poderia desenvolvera fala.
Edward Miner Gallaudet, defendia que se o surdo não conseguisse desenvolver a língua oral, deveria aprender a língua de sinais. Criou nos Estados Unidos, uma escola para surdos, até afaculdade, usando a língua de sinais.
No ano de 1880, através do Congresso de Milão, tiveram a decisão de proibir a língua de sinais. A oralização torna-se obrigatória, as mãos dos surdos eram amarradas....
tracking img