A cultura pop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
cultura pop


A morte do cantor Michael Jackson no dia 25 de junho de 2009 comoveu o mundo, que lamenta a perda de um artista que inovou na música, na dança, nos videoclipes e se destacou pelo seujeito excêntrico de ser. A mídia deu bastante atenção ao assunto e clama o cantor como um dos maiores ícones da cultura pop mundial. Mas o que é, afinal, essa cultura de que tanto se fala? "Naverdade, ela tem origem na chamada Pop Art dos anos 60", diz Martin Cézar Feijó, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Mackenzie. Ele explica queesse movimento surgiu diretamente das artes plásticas, mais especificamente ligado ao pintor e cineasta americano Andy Warhol, autor de pinturas de rostos de figuras famosas como as atrizes MarilynMonroe e Elizabeth Taylor. "Trata-se de um tipo de arte que tenta reproduzir ícones dos meios de comunicação, em uma época que coincide com o auge do cinema e da televisão e com a explosão de certasbandas e artistas, como os Beatles".

Segundo o professor, a cultura pop foi emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar com a arte erudita, desde a pintura e a escultura até a música,a dança e a literatura. "É uma representação artística que tem grande difusão na mídia e que aspira atingir um público cada vez maior", afirma o especialista. Apesar disso, ela não deve serconfundida com a cultura de massa. "É um estágio posterior. A pop já faz parte do universo das mídias individuais ou em rede. Essa individualidade, que tem um cunho massivo - e não de massa -, se refaz pormeio de diferentes combinações que cada indivíduo ou consumidor é capaz de criar como novidade", explica Gelson Santana Penha, professor do curso de Mestrado em Comunicação da UniversidadeAnhembi-Morumbi.

Gelson esclarece que a cultura pop nasce em meio à explosão do consumo individual "e apaga as diferenças entre imagem e realidade, reprodução e original". É por essa razão, por exemplo, que o...
tracking img