Resumo e fichamento sobre cultura pop japonesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Mangá – básico

O primeiro ao criar um estilo de desenho em sucessão que utilizava os caracteres “man” (involuntário) e “ga” (desenho) foi o pintor Katsuhika Hokusai em 1814 com seu Hokusai Manga, primeiro encadernado com 15 séries. O termo foi como sinônimo de caricaturas ou humor gráfico, mas somente na segunda década do século 20 o termo mangá foi consolidado. (Moliné, 2004)
“Aosurgir como charges de crítica social no final do século XIX e se desenvolver como histórias em quadrinhos no inicio do século XX, o mangá é uma das formas de arte mais reconhecidas associadas ao Japão moderno.” (LUYTEN, 2005)

Como o mangá entra na nossa cultura

O Japão sempre foi um país de cultura vista como ‘excêntrica’, porque além das diferenças entre o ocidente, era um país fechado,uma ilha, sem grandes aberturas. Após a 2ª Guerra Mundial com suas políticas de recuperação econômica, o país ficou mais aberto ao restante do mundo, despertando mais a curiosidade e foi exatamente neste período que a cultura animê/mangá começou a representar o país. Hoje o Japão tem como referencia esta cultura e apesar de não representar fisicamente os habitantes, as características dospersonagens de mangá são levadas em conta na hora de relatar as características dos japoneses. O mangá é recheado de hábitos, falas, costumes dos japoneses, em alguns casos de tradução para outros idiomas é preciso criar ‘palavras’ para tentar buscar algum significado similar ao original, e sendo tão distribuído como é hoje para diversas partes do mundo, este quadrinho acaba servindo como veiculo paradistribuir novas culturas à região e criar outras. Os jovens criam novos costumes, adentram na cultura japonesa para compreenderem ou sentirem-se mais aptos para consumir os produtor relacionados aos mangás, sendo assim compartilham de partes de uma cultura de um país do outro lado do mundo de onde vivem, o que torna interessante e curioso para ser analisado, não só o fato em si, mas o que o leva aocorrer e quais são seus benefícios e ou consequências.

“Involuntariamente e sem um planejamento prévio ou direcionado para esse objetivo, os animes se tornaram um veiculo rápido de divulgação da cultura japonesa.” (LUYTEN, 2005)
“É inegável que por meio da animação difundiram-se internacionalmente aspectos de valores e referências culturais japoneses, assim como o cinema hollywoodiano serviu dedifusor dos valores, do estilo de vida e da estética norte-americanos.” (LUYTEN, 2005)

Caracteristicas do mangá – tipos e subtipos

Características do mangá, diferença entre os quadrinhos norte-americados segundo Luyten em 2005, no seu livro Cultura pop japonesa:

“1 As histórias tem um fim. Podem demorar cem edições, mas o mangá acaba. É como se fosse uma novela, e isso estimula o leitora imaginar como será o desfecho da trama.
2 Os japoneses trabalham muito melhor a interatividade com a televisão e o cinema, Por exemplo, nos Estados Unidos, uma pessoa que não lê quadrinhos vai ao cinema e gosta do Homem-Aranha. Isso faz com que ela são totalmente diferentes, porque o filme mostra a origem do personagem e a revista conta as aventuras em cada página há quase quatro décadas, NoJapão também há diferenças, mas pequenas, o que obviamente atrai o público que compra o mangá para experimentar a leitura.
3 Por mais fantástica que seja a história, os roteiristas japoneses trabalham com muito mais competência o aspecto humano dos personagens, o que gera a empatia dos leitores. Isso foi esquecido pelos norte-americanos, que transformaram seus personagens em semideuses quaseonipotentes, muito distantes da realidade do leitor.”

“Se ficarmos atentos somente às fantásticas cenas de luta desses mangás, ficamos com a impressão de que se trata de histórias vazias e violentas. No entanto o que cativa os leitores não são apenas os combates, mas também os temas de amizade e esforço que estão por trás das ações.” (LUYTEN, 2005)

Estilos de Mangá publicados no livro de...
tracking img