A cultura afro brasileira e sua importância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNCIONAL SIGNORELLI
PÓS GRADUAÇÃO EM CULTURA AFRO-BRASILEIRA

CULTURA AFRO-BRASILEIRA
TUTOR: JORGE WASHINGTON SILVA DOS SANTOS

SOLANGE ORLANDO RIBEIRO
AGOSTO DE 2012


_ A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

Para iniciarmos esta reflexão e fazermos uma real avaliação da importância da cultura afro-brasileira, precisamos, primeiramente, buscarcompreender os conceitos acerca de Cultura e como esta atua na constituição de identidades individuais e coletivas e na formação de uma nação, fornecendo sentido de pertença a uma coletividade e grupo. A partir da concepção de cultura adotada poderemos analisar de forma mais coerente a formação do povo brasileiro e a relevância das influências africanas nesse processo.Talvez seja importante, ao pensar o conceito de cultura, atentar para o fato de que cultura é algo ligado à atuação humana, em oposição à natureza. Nesse sentido, torna-se necessário compreendermos os vários movimentos perpetrados pelos diversos grupos étnicos que compõem a face cultural brasileira. Em nosso caso, especificamente, como os valores culturais ligados à “africanidade”, à negritude atuamna formação da identidade nacional brasileira. Devemos partir do princípio de que a cultura não é algo estagnado, algo que termina e inicia-se em um único conceito, em uma dada noção estática. A cultura engloba uma gama de conceitos, dentro deles, destaca-se o de sujeito, pois é esse o responsável pela produção da cultura, uma vez que não haveria cultura sem a atuação humana, comportamentos dosindivíduos, relações entre os sujeitos e outras interações entre esses fatores resultantes em construções e reconstruções de conjecturas, sendo esses bases , mas não fim para a definição de cultura.
Tomando como ponto de partida conceitos que definem cultura como um processo contínuo e dinâmico, sempre em transformação e decorrente de inúmeras interelações entre sujeitos e meio, podemosverificar que tudo que resulta das ações do individuo, para com sua sociedade e meio e para com os outros indivíduos resulta na edificação da bagagem cultural do grupo e do próprio sujeito. A cultura resulta das várias atuações do sujeito sobre o meio ambiente e, também, da interação com outros indivíduos reuniões das manifestações do indivíduo, interações e resultados destas no processo deformação de uma dada sociedade.
O sujeito sofre influência do meio para criar sua identidade, assim como constrói mediante tais influxos suas próprias concepções a cerca das informações recebidas, criando assim uma corrente contínua, onde a cultura é formada e reformada, mediante ações e reações. A constituição de um indivíduo, de um sujeito é fruto da interação entre estímulos do meio em quevive, de sua natureza humana e de tudo o mais a que se expõe cotidianamente ao longo da vida. Nesse sentido, o sujeito está sempre em processo de construção, já que a vida vai moldando seu processo de reconhecimento de si mesmo e de pertencimento a um dado grupo social, a uma da nação.
Mediante tais informações a cerca da concepção de cultura, podemos verificar que a formação da culturabrasileira está fortemente ligada às bagagens oriundas dos povos indígenas , afrodescendentes e europeus, onde estes formaram a partir da integração de seus valores, crenças, conhecimentos, enfim, suas culturas, uma nova cultura, a cultura brasileira. Esses forneceram elementos para a constituição da cultura brasileira, uma cultura híbrida por excelência.
Temos que ressaltar a importância decada um dos grupos estruturadores da cultura brasileira, ressaltando o fato de que cada um forneceu aspectos que solidificam a edificação da cultura brasileira. No entanto, não podemos deixar de lado como cada grupo é estudado e apresentado dentro do nosso contexto social. Ao analisarmos a apresentação e as informações que são fornecidas sobre as matrizes culturais indígenas, africanas ,...
tracking img