Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Figuras de Linguagens
Metáfora é uma figura de estilo (ou tropo lingüístico ), que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.
Exemplos:
* "Eu sou um poço de dor eamargura"
* "Sou um cachorro sem sentimentos"
* "Seus olhos são dois oceanos"
* "Cada fruto desta árvore é um pingo de ouro"
* "Meu pensamento é um rio subterrâneo”

Hipérbole ou auxese éa figura de linguagem que incide quando há demasia propositada num conceito, expressa de modo a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma idéia aumentada doautêntico. Em palavras mais simples, hipérbole é "expressar uma idéia de forma exagerada".
É habitual na linguagem corrente, como quando se pronuncia: "Já te ressalvei mais de mil ocasiões, para nãoretrocederes a proferir-me elevado!".
Exemplos:
* "Eu chorei rios de lágrimas."
* "Você me faz morrer de rir."
* "Estou morrendo de fome!"

Catacrese é a figura de linguagem que consiste nautilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum;são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação. Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados.
Exemplos:O pé da mesa estava quebrado.
Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida.
Quando embarquei no avião, fui dominado pelo o medo.
A cabeça do prego está torta.
A asa da xícara quebrou-se.Chama-se de metonímia ou transnominação uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Por exemplo,"Palácio do Planalto" é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado lá o gabinete presidencial.
Exemplos:
Causa pelo efeito:...
tracking img