A crise economica de 2008

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
A crise econômica mundial de 2008 está sendo (Esta frase tem data de validade) uma crise econômica ferrenha, que teve início nos Estados Unidos da América. Similar à crise de 1929, que também começou nos Estados Unidos e se alastrou para todo o mundo. Como tudo que o Estados Unidos lança vira "hype" (moda), com a crise também não foi diferente. O país que era comandado por George Bush e companhialançou a crise no mercado em 2008,mas várias amostras de crises já haviam sido aprsentadas nas feiras mundiais nos anos anteriores. Os economistas estavam confiantes de que a crise econômica de 2008 acabaria antes do dia 31 de Dezembro às 23:59 porque, depois disto, não seria mais a crise econômica de 2008 e sim de 2009 e todos poderiam cantar "Adeus crise velha, feliz crise nova, que tudo vá àfalência, na crise que vai nascer, pouco dinheiro no banco, dívida pra dar e vender". Infelizmente, a crise de 2008 enganou a morte e sobreviveu à virada de ano.Infelizmente. Assim como a novela “Comi o das Índias”, a crise está apenas começando. O bicho está pegando, a chapa está esquentando, a batata está assando, o circo tá pegando fogo e o que é pior: já estão começando a faltar metáforas paradefinir a gravidade do momento! Por que é que o Obama não bota o nome do Bush, do Alan Greenspan e dos presidentes dos bancos americanos no SPC e no Serasa? E eu que achava que o mundo ia acabar de bomba atômica ou dengue.
Como tudo começou

Antes de tudo, é preciso parafrasear uma previsão do economista Don Ramón Madruga:
Cquote1.png A culpa é dos energéticos Cquote2.png
Don Ramón sobre acrise que estaria por vir
Cquote1.png Eu nego!!! Cquote2.png
Crise Ecônomica sobre Don Ramón
Cquote1.png É apenas uma marolinha Cquote2.png
Lula sobre Crise Econômica Mundial de 2008
Para conseguir alcançar o "sonho norte americano", o cidadão dos Estados Unidos da América deve ter uma casa de 2 andares. Para conseguir esta casa, o cidadão norte americano pede ajuda a um banco. Oferecendo umprazo grande, o goleiro alemão Jens Lehman e seu irmão Rudolf Lehman, se achando espertos, conquistaram milhões de clientes. Aproveitaram a dependência dos compradores de casas e cobraram altos juros sobre o valor, enquanto os anos iam passando. Uma casa de madeira, que custava 200 dólares no ano de 1998, chegava a custar 300 milhões em 2008. Os estadunidenses, que não são bobos [carece de fontes]nem nada, pegaram algum dinheiro de bancos e financiaram mansões, deixando suas casas supervalorizadas como garantia. Era um negócio muito bom este, mas algum fofoqueiro começou a espalhar que o valor das casas estavam despecando como o Ipatinga na tabela do campeonato e isto virou um grande boato. Todo mundo acreditou. A casa que valia 200 dólares e depois passou para 300 milhões, teve seu preçoreduzido para 30 dólares. Muita gente já tinha financiado mansões e todos caíram do cavalo. Os estadunidenses deram uma de brasileiros e esqueceram de pagar uma ou outra parcela, ou talvez todas. Isto causou a demissão do goleiro alemão do clube inglês Arsenal.


Um inteligente investidor de imóveis
Este problema foi o responsável por um número maior de problemas, que virou uma grande bola deneve, atingindo até mesmo os países tropicais que nunca viram neve na vida. Antes, porém, a bola de neve chegou à Islândia e, como lá só tem neve mesmo, a bola ficou gigante. A Islândia ficou a ver navios nesta história. Os compradores faliram, os vendedores faliram, os bancos faliram, o Vasco da Gama faliu... A crise estava iniciada.
[editar]Alastramento da crise

Os bancos tentaram reaver odinheiro fantasma e transformaram os empréstimos em créditos para locar qualquer filme na locadora de DVD do Tio Mário. Com o surgimento do Blu-ray, a locadora de DVD do Mário fechou. Com isto, os créditos bilionários perderam o valor. Uma mancha de -999 bilhões de dólares estava circulando o mercado. Por causa disso, várias empresas que tinham crédito na locadora do Tio Mário perderam dinheiro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise econômica de 2008-2012
  • Crise econômica 2008 e 2009
  • A crise economica de 2008
  • Crise Mundial econômica 2008
  • Crise econômica 2008
  • Crise economica de 2008
  • A crise econômica de 2008
  • Crise econômica de 2008

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!