A crise do neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRISE DO NEOLIBERALISMO

O neoliberalismo é uma ideologia surgida mais ou menos com a queda do muro de Berlim, onde o empreendedor tem liberdade de fazer seus cálculos e determinar o preço doseu produto sem a rígida intervenção do Estado. No Brasil, pode considerar que exista uma política neoliberal, já que não existe regulação eficiente para a formação de monopólios e concentração demercado.
Quando se fala em neoliberalismo no Brasil, lembra-se logo de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, que nos seus governos, privatizaram diversas empresas que antes eram estatais. O governopassou a incentivar investimentos externos, e com a abertura para esses investimentos, muitas empresas brasileiras não se adaptaram ao mercado externo indo à falência. Muitas dessas empresas fecharamsuas portas, e outras ainda foram vendidas ou associadas a multinacionais, que em apenas uma década dobraram suas participações na economia brasileira.
Quando se instalou a ideologia neoliberalistano Brasil, o país tinha acabado de passar pela Ditadura Militar, onde os trabalhadores conquistaram diversos direitos e foi um fato que marcou a história brasileira. Assim, com o governo neoliberal,as responsabilidades sociais federais foram passadas para os municípios sem o repasse de verba, trazendo a intensificação de organizações não-governamentais. Com empresas privadas, muitos trabalhadoresperderam direitos que levaram anos de luta para serem conquistados. Com o neoliberalismo, países latino-americanos, nos quais o Brasil se inclui, passar por uma crise onde muitas pessoas passaram aviver na pobreza.
Como motores do crescimento econômico e o desenvolvimento dos países, não reduziram as desigualdades e a pobreza nas últimas décadas. Pelo contrário: a desigualdade social aumentoudurante as décadas em que se utiliza esse modelo na economia. E as desigualdades aumentaram pelo motivo do capital ficar concentrado no poder de poucos por causa da regulamentação do mercado. A ideia...
tracking img