A crise de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise de alimentos
A crise mundial dos alimentos é um fenômeno que vem ocorrendo anualmente, mas só aparece na mídia de tempos em tempos, quando o fato torna-se grave e ganha destaque. O queacontece é que, principalmente nos países pobres, há escassez e aumento do preço dos alimentos, o que geralmente revolta parte das populações desses países, os quais saem às ruas em protesto. As principaiscausas apontadas pela mídia para o acontecimento deste fenômeno são:
* Aumento do consumo, principalmente entre os países emergentes e populosos;
* Aumento do preço do petróleo;
* Aumentoda produção destinada aos biocombustíveis;
* Fatores naturais que atrapalham a produção agrícola.
Nos últimos anos, tem havido uma mudança de hábitos nos países emergentes populosos, como China,Índia e Brasil. Além destes países estarem se urbanizando cada vez mais, onde as pessoas que utilizavam da agricultura de subsistência, agora compram comida no supermercado, também exige uma maiorprodução alimentícia, devido ao crescimento populacional.
Com o aumento do preço do petróleo, o preço do transporte também aumenta, o que faz crescer ainda mais o valor dos alimentos. A produção debiocombustíves , principalmente por parte dos EUA, também piora a crise porque as terras que poderiam ser usadas para o comércio estão sendo utilizadas em outro fim, o que contribui para a falta dealimentos.
Por último, existem os fatores naturais, como chuva em excesso ou em falta, granizo e baixas temperaturas que também influenciam diretamente na crise, estragando a produção agrícola.
Podemosdestacar também algumas conseqüências dessa crise, tais como:
* Aumento das taxas de inflação em todo o mundo;
* Intensificação da crise econômica mundial;
* Aumento dos índices de fome emiséria;
* Aumento ou intensificação do número de conflitos sociais, especialmente em países subdesenvolvidos.

Em nossa opinião, deveria haver uma expansão das áreas de cultivo, para que...
tracking img