Qualidade ambiental o custeio baseado em atividades como gerenciador dos custos da qualidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Gestão Ambiental

Artigo: QUALIDADE AMBIENTAL
O CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES COMO GERENCIADOR DOS CUSTOS DA QUALIDADE AMBIENTAL

Hoje as empresas tem a necessidade de inovações para garantir um diferencial no mercado competitivo e além disso deve se preocupar com questões ambientais para passar uma boa imagem para os clientes, como uma empresa que se atenta a questõessustentáveis. Há muitas empresas que prejudicam o meio ambiente com a utilização de substância tóxicas e com o mal uso de seus resíduos, para que se preserve a qualidade ambiental é necessário um planejamento que avalie os custos e possibilite visualizar a melhor maneira de se utilizar os recursos disponíveis visando não afetar o meio ambiente e a população ao redor. Onde entra a Gestão ambiental dentro daempresa onde visa monitorar questões relacionadas ao impacto dos processos de produção diretamente com
o meio ambiente. A gestão ambiental também verifica o ciclo de vida do produto visando a durabilidade do mesmo para que ele não venha ser descartado com maior facilidade, assim reduzindo as perdas e a falta de controle no processo de fabricação. Com todos estes pontos a serem trabalhados na G.Ase valia o custo/ benefício para a empresa, ou seja, o lucro a mais que a organização terá se tiver essa consciência social, que é muito bem vista pelos clientes e que garante vantagens competitivas no mercado em meio aos concorrentes.

Quanto ao passivo ambiental, ou seja os gastos para fins ambientais da empresa com terceiros, há três obrigações decorrentes:
1) - Legais – são asprovenientes de instrumentos legais.2) Construtivas – são aquelas que a empresa propõe-se a cumprir espontaneamente, excedendo as exigências legais.3)Justas (equitable) – refletem a consciência de responsabilidade social; ou seja, a empresa cumpre em razão de fatores éticos e morais.
Os custos para a qualidade ambiental em uma organização

Custo da Qualidade
Os conceitos de custos da qualidadepassaram a ser disseminados com a bibliografia que tratava do controle da qualidade e buscava oferecer suporte às ações de melhorias, além de tentar medir a qualidade das empresas. A partir daí, surgem conceitos iniciais de custos da qualidade, buscando oferecer suporte às ações de melhoria e como forma de medir a qualidade das empresas.
Um dos primeiros conceitos são aqueles custos que não deveriamexistir se o produto fosse fabricado perfeitamente logo da primeira vez, ou seja, se não houvesse falhas de produção, que levam a retrabalho, desperdícios e perdas da produtividade.
A função objetiva dos custos de qualidade é avaliar o quanto as empresas estão perdendo ou deixando de ganhar por não produzir com qualidade.
Já quanto a Feigenbaum (1994) os custos são definidos em dois grandesgrupos os Custos do Controle que se subdividem em Prevenção e Avaliação e nos custos Custos de Falhas no Controle em Custos de Falhas Internas e Custos de Falhas Externas.

Os custos de qualidade, buscam identificar e apontar as falhas existentes, bem como os custos para se prevenir problemas decorrentes destas falhas.

A GEMI e a USEPA atribuíram quatro categorias de custos da qualidadeambiental:
Custos Convencionais;
Custos Potencialmente Ocultos;
Custos com Contingências;
Custos de Imagem e Relacionamento.

E os custos de qualidade mais difundidos no Brasil segundo a classificação de Moura (2000):
Custos de prevenção ;
Custos de avaliação;
Custos de falhas internas;
Custos de falhas externas;
Custos intangíveis.

Para se ter um efetivo controle dos investimentos egastos na área ambiental, Alves (2001) diz que o sistema de custos da qualidade ambiental pode auxiliar, sobremaneira, a competitividade e sobrevivência das organizações, principalmente por apontar deficiências na gestão da qualidade ambiental, podendo contribuir para as ações de melhoria contínua no desempenho ambiental da empresa.
A gestão dos custos ambientais inclui tanto aspectos da gestão...
tracking img