A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira
A grande depressão, que atingiu a economia mundial na década de 1930, é considerada o marco fundamental do processo de consolidação da produção industrial brasileira e mesmo latino-americana(...) Na pauta de exportações, a superação dar-se-ia apenas no inicio da década de 1970.
A Grande Depressão
A primeira metade do século XX foimarcada fortemente por três acontecimentos: A Primeira Guerra Mundial(1914-1918), a Grande Depressão (1929-1933), e a Segunda Guerra Mundial(1939-1945)(...) Na visão de respeitados historiadores econômicos, foi o período em que as economias capitalistas atravessaram sua crise mais terrível e profunda.
As economias iniciam um período de crescimento apoiado no aumento da produção, do consumo e do nívelde investimentos, em um autentico “circulo vicioso” que parece não ter fim.
Podemos classificar a Primeira Grande Depressão como a primeira dessas crises globais. A Segunda Grande Depressão é comumente chamada de Grande Depressão e foi o período histórico de maior redução do nível de atividade em quase todos os países do mundo, com exceção da União Soviética. Sintetizando, a crise pode serquantificada pelo desemprego.
A Grande Depressão abalou convicções arraigadas em termos de política econômica.
No Brasil, a Revolução de 30 ocasionou a perda da hegemonia política pela burguesia cafeeira em favor da classe industrial ascendente. O Avanço do processo de industrialização no país, intensificou-se a partir de então.
A Política de defesa do Café.
No final do século XIX, o Brasil já era oprincipal produtor de café, responsável pelos três quartos das exportações mundiais.
Pelo lado da oferta, a produção liderada pelo Brasil, tendeu sempre a aumentar, resultando periodicamente em crises de superprodução.
O mecanismo cambial, no entanto, tinha seus limites. Assim, em 1906, a partir do convênio de Taubaté, sofisticaram-se os métodos de defesa do café, o governo passou a comprar osexcedentes de produção, financiado por empréstimos externos(...) A política de valorização do café, para ser eficiente, deveria ter desenvolvido mecanismos que impedissem o continuo aumento da produção.
Mesmo com o inicio da Grande Depressão, a produção continuou a aumentar, atingindo seu ponto máximo em 1933, em função do inicio efetivo da produção dos cafezais plantados em 1927-1928.
Assim, asreservas de ouro do governo, que haviam atingido 31 milhões de libras em setembro de 1919, estavam reduzidas a zero em 1930.
Evidentemente, a preservação da renda dos cafeicultores era paga pelo conjunto da sociedade, por meio da desvalorização cambial e da alta dos preços das importações(...) Essas medidas não foram suficientes para manter estáveis os preços do café diante da dimensão dacrise, pois o aumento da oferta só poderia pressionar para baixo o preço pago aos produtores.
Devido a esse mecanismo de defesa da renda da cafeicultura,a queda da renda nacional foi da ordem de 25% a 30%, valor razoável, considerando que algumas estimativas indicaram uma queda de 50% na renda nacional norte-americana.
A recuperação da economia brasileira a partir de 1933 não ocorreu em virtude deuma recuperação econômica dos países industrializados ou de aumento dos preços e do volume exportado do café, mas sim em razão dos fatores internos.
O Crescimento Industrial Durante a Grande Depressão
A demanda interna passaria a ter importância crescente como elemento dinâmico nessa conjuntura de recessão mundial.
Enquanto em 1929 a produção de algodão equivalia a 10% da produção cafeeira, em1934 já correspondia a 50%.
O crescimento da procura por bens de capital e o forte aumento dos preços de importação desses bens, devido a desvalorização cambial, criaram condições propicias à uma instalação de uma industria de bens de capital no país.
Os principais dados da produção agrícola e industrial do período mostram um dinamismo surpreendente no contexto da crise mundial, com o aumento...
tracking img