Lavanderia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este projeto busca aperfeiçoar conceitos adquiridos durante a vivência no curso de administração desta Universidade, tendo em vista que o mesmo engloba grande parte da teoria, técnicas e assuntos administrativos.

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

Hoje, com a nova lei de incentivo as micro e pequenas empresas, é notável a participação desse tipo de organização no mercado. Elasmovimentam a economia, associadas ao desenvolvimento, a inovação e ao aproveitamento de oportunidades, tornam-se fundamentais na nova sociedade.
Com esse estudo, busca-se levantar informações para saber se é viável ou não implantar uma lavanderia no 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC). Através de pesquisa referente à avaliação do perfil do consumidor, marketing de serviços, tecnologia aplicadaao serviço, análise de retorno de investimento, entre outros, tem-se maior amparo para tal decisão.

1.2 PROBLEMA

Os militares de carreira das Forças Armadas podem optar por transferência de uma localidade para outra em qualquer parte do País. Na maioria das vezes, quando chegam ao novo destino, demoram a se adaptarem. Muda a cidade, muda também a rotina, é necessário encontrar um lugarpara morar, alguém que limpe a casa, que lave as roupas, etc. A mesma dificuldade enfrentam os integrantes dos quartéis que moram nas cidades próximas. Essas dificuldades também são percebidas no 5º RCC.
Diante do exposto, questiona-se:
Existe a viabilidade econômica e financeira de se implantar uma lavanderia no 5º RCC?


1.3 JUSTIFICATIVA

O ser humano, ao longo de sua existência, sempreprocurou se desenvolver. Encontrar soluções para seus problemas, foi um anseio de todas as gerações. Atualmente, essa capacidade de se desenvolver aliou-se a novas tecnologias, conquistando um ambiente propício para a evolução.
A atividade empreendedora hoje é a prova de que o homem é capaz de desenvolver novos produtos e novos serviços, para atender suas próprias necessidades. O conceito de quesó roupas especiais vão para lavanderias já ficou para trás. A falta de tempo, ou mesmo a comodidade que o serviço oferece, faz com que esse tipo de negócio seja cada vez mais procurado. As pessoas também procuram qualidade nos serviços, bom atendimento e, sobretudo, desejam confiar na empresa prestadora do serviço.
Ser empreendedor é saber enxergar uma nova oportunidade de negócio eencontrar recursos necessários para transformá-lo em realidade. Hoje, a prestação de serviços está em franca expansão, que através das micro e pequenas empresas, gera renda e abre novas vagas de emprego, e assim fortalece a economia.
Sendo esse um projeto empreendedor, o acadêmico tem que colocar em prática tudo que aprendeu na sala de aula. Esse trabalho engloba grande parte da teoria, técnicas eassuntos da vida administrativa.
Para a Universidade, é uma fórmula de avaliar os resultados do ensino. Como e o que pode melhorar no plano de ensino do curso de administração, incentivar a pesquisa e fazer com isso, que o aluno pense em alternativas para resolver os muitos problemas da sociedade.
Esse projeto e sua implementação pode gerar renda e oportunidades de emprego para algumaspessoas, contribuir para o desenvolvimento do setor de serviços da cidade, e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas lavadeiras, especializar o serviços domésticos prestados e obter ganhos financeiros.
Torna-se grande a possibilidade da implantação dessa lavanderia, pois na pesquisa realizada os integrantes do 5º RCC demonstraram grande interesse em profissionalizar o serviço, já que aspessoas que o executam não são especializadas. Outro fator destacado, foi a comodidade que a micro empresa oferece se estiver instalada dentro do quartel.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Verificar se há viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma lavanderia no 5º RCC.

1.4.2 Objetivos Específicos

Analisar a viabilidade econômica e financeira do negócio.
Verificar...
tracking img