Pedagogia ( bullyng)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo a professora Valéria Ferreiro ficou evidente que os professores percebem situações de bullying entre os alunos:
Já houve situações assim, principalmente comalunos do 3º ano do ensino médio. Eles formam grupos tentando amedrontar os mais tímidos.
O que mais ocorre é o deboche, o sarcasmo, a ironia [...] Já tentaram fazer issocom professores, mas não tiveram êxito .
As situações mais comuns envolvem atribuição de apelidos, ofensas, exclusão e isolamento. Em muitas situações, os adolescentes sãointolerantes com relação a diferenças tanto na maneira de ser quanto na forma de pensar; por isso, se no grupo alguém se comporta de uma maneira diferente (diferente doponto de vista da maioria), este é, muitas vezes, humilhado, excluído e perseguido. E essa perseguição se dá, na maioria das vezes, através de apelidos e comentários agressivos.
Na escola em que trabalho não é tão corriqueiro este tipo de atitude, mas, mesmo assim, em alguns momentos percebe-se esse tipo de situação [...]
Em relação aossentimentos despertados nos professores, identificou-se o sentimento de impotência e de angústia diante das situações. Eles demonstraram ter consciência do desgaste emocionalque esse tipo de situação pode causar:
Sinto-me pequena, pois não foram tais valores que nós repassamos a eles. Despertam insegurança e fragilidade em nós, pois passamostodas as aulas dando exemplos, repassando valores e nos deparamos com alunos que se transformam em pequenos marginais .
Sinto-me impotente, decepcionada, e isso tudo vaigerando uma situação de desmotivação e insatisfação de estar naquele meio .
Eu percebo o bullying na escola com muita angústia e repugnância, pois é uma situação desagradável .
tracking img