A classe operaria vai ao paraiso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme se passa nos anos 70, época em que os operários faziam um trabalho pesado nas fábricas, A história se passa em torno do operário Lulu Massa, o operário-padrão na fabrica ele serve de modelopara os colegas de trabalho quando os engenheiros de produção passam a exigir que os demais produzam tantas peças/tempo quanto ele. E assim não sendo muito bem visto pelos companheiros de trabalho.Para Lulu o rendimento da produtividade de um operário não depende de nenhuma habilidade especial como ele cita em apenas de ritmo e como ele diz essa função ate um macaco pode fazer.
Porém umacidente de trabalho acontece e Lulu perde um dedo. A partir disso Lulu começa a encarar o trabalho de forma diferente, vendo nele próprio um escravo dessa exploração e começa a confrontar seussuperiores.
Dois movimentos (sindicatos e estudantes) brigavam pelos direitos dos trabalhadores. Os sindicatos, que desejam lutas parciais sem confrontação direta para obter pequenos avanços à custa de ummínimo de mobilização e muita negociação. Os estudantis ligados à tradição da esquerda revolucionária que querem transformar a sociedade como um todo e precisam convencer os operários de que esse é oseu papel.
Em primeiro momento Lulu Massa toma o lado dos estudastes. Ele leva para sua casa os amigos revolucionários, o que leva a sua mulher a abandoná-lo. Ela discordava da visão comunista dosestudantes e mostra sua preferência pelo capitalismo. Porém, após uma greve Lulu é demitido. Ao procurar os estudantes para perguntar o que fazer lhe responde que o caso dele e um caso a parte e quenão os interessa, o que os interessa é um discurso de classe e A vida pode ser vivida de qualquer maneira, não tem que ser obrigatoriamente da maneira determinada pela sociedade tradicional.
Eleentão se revolta e percebe o quão controlado era pelo trabalho e pelo consumo, na maior parte de objetos sem valor real. Os sindicalistas então lhe dão a notícia que um acordo foi feito e que ele foi...
tracking img