A ciencia do concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A CIÊNCIA DO CONCRETO” (Levi-Strauss p.15 - 49)

Jádina Dias Santos
Antropologia III
UNIFAL – 2011/1

Levi-Strauss relata que muitos autores exploraram a questão da classificação de plantase animais para pensar a incapacidade dos “primitivos” quanto aos nomes abstratos. Porém, percorrendo pelos estudos analisados, percebeu que os primeiros utilizavam-se dos mesmos com freqüência, tantoquanto os ditos civilizados. E ainda, que eram conhecedores de muitas espécies de plantas e animais, dos quais se utilizavam sistematicamente, contrariando a tese de que só conheciam o que lhes fosseútil.
Muitos autores tentaram demonstrar que os selvagens eram inferiores aos civilizados intelectualmente. Ora, para Levi-Strauss, cada um vê o que lhe possa ser útil de maneira diferente - tanto opensamento selvagem quanto o moderno, pensa e classifica não somente o que seja diretamente útil a cada um. Para ele, o conhecimento vinha antes da utilidade.
Levi-Strauss mostra que o objetivo daclassificação é uma necessidade intelectual e não de ordem prática, que o universo precisa de uma ordenação e que, para se pensar e relacionar as coisas, elas precisam ser agrupadas, ligadas, que essanecessidade de agrupar as coisas é uma necessidade do intelecto tanto do moderno quanto do primitivo, pois ambos podem conviver com a dúvida, porém nunca com a desordem.
Segundo Levi-Strauss, opensamento mágico não é um esboço da ciência e sim um sistema independente, que exige uma grande competência técnica. Sugere que ao invés de opor magia e ciência, o ideal seria colocá-las em paralelopor serem modos de conhecimento diferentes.
O autor critica o pensamento funcionalista e utilitário de alguns autores, fazendo analogia do pensamento selvagem a uma bricolagem intelectual, ondeelementos sem relação são unidos, formando um todo coerente, eliminando o caos e trazendo um princípio de ordem no universo. Para ele, a ciência do concreto é como uma bricolagem e a do abstrato...
tracking img