A cidade do primeiro renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CIDADE DO PRIMEIRO RENASCIMENTO
 
A Cidade do Primeiro Renascimento, de autoria da professora Donatella Calabi, do Instituto Universitario di Architettura di Venezia, lançado em 2008, dentro da coleção Debates da editora Perspectiva, com tradução e notas da professora Maria Bara, relata o nascimento e a primeira manifestação da cidade moderna, a relação entre a destinação de uso do espaçourbano e a forma arquitetônica, abrangendo o período compreendido entre século XV e os primeiros anos do século XVI. Numa abordagem original, vincula a cidade dos anos Quatrocentos ao Renascimento, caracterizado por uma época plenas renovações, experimentações e invenções. As características dessa época ainda maravilham os arquitetos e urbanistas pelos resultados obtidos a partir da ousadia, bem coma qualidade alcançada.
Estando as cidades em permanente discussão, principalmente aquelas de maior porte, com problemas complexos a ser resolvido em todas as esferas, o texto da professora Callabi trás aos especialistas importantes subsídios para se discutir as melhores formas de planejamento urbano.
O protagonismo da época serve de vértice para explicar os motivos pelos quais ainda hoje servemde base para estudos em pleno século XXI.  As cidades possuem características claras que possibilitam ponderar as transformações amplas e acentuadas que se fazem presentes permanentemente no âmbito da sociedade que nelas habita. É em todas as suas esferas que a sociedade organiza, modifica e programa as suas atividades, que ganham contornos sob os aspectos produtivos, culturais, espaciais esociais.
As suas abordagens focam pontos importantes de um processo marcado por mudanças que as cidades acumulam. No primeiro Renascimento, no século XV, sob a égide dos príncipes, promoveram com o uso do seu poder na edificação planejadas dos espaços.
A professora Calabi utiliza ferramentas de pesquisa e análise que evidenciam a união entre os aspectos físicos e ideológicos das intervenções urbanasque ocorreram na Europa do século XV.
A professora Calabi analisa as relações entre cidade e a sociedade. Ela traça um modelo distinto para apresentar os elementos que compõem a cidade e o ideário urbano e político utilizado no século 15. Relata as modificações e transferências de velhas estruturas medievais e as adaptações que começam a apresentar na cidade moderna. Ela explica, obedecidas asdevidas proporções, a importância das cidades como uma "uma razão de Estado". O texto em linguagem acadêmica viaja nas segundo suas características físicas, de espaço, representativa e teórica que nortearam a construção das cidades na Renascença.

O texto narra à história as maneiras de uso das técnicas de construção para beneficiar a população.
Na parte interna das muralhas construídas na idademedieval, que perderam suas funções a partir de invenções como a pólvora, várias transformações físicas modificam a sua organização urbana. Explica-nos o sentido da urbanidade, concebida como experiência social, psicológica e cultural que nasce dentro do espaço concreto das cidades.
Retificação e alargamento das tortuosas ruas estreitas e curvas medievais sofrem correções e são alargadas, praças epontes são construídas permitindo o convício entre os cidadãos.
A idéia de dar à cidade uma forma racional e ordenada, tornando-se um símbolo da concepção artística e filosófica do Renascimento, amadureceu lentamente nas obras dos tratados do século XV, de Leon Battista Alberti.

Philaret foi o primeiro a dar uma forma geométrica, definido em seu tratado, desenhado o layout do Sforzinda, comum padrão radial que caracteriza todas as teorias posteriores. No entanto, Sforzinda na escala de tamanho da cidade é enorme em comparação com cidades do tempo e não permite uma definição clara Philaret dos espaços urbanos e da estrutura do edifício que não tem por qualquer indicação, talvez incapazes de conciliar a estrutura radial das principais estradas com a representação ortogonal implícita...
tracking img