A cidade de mariana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cidade de Mariana
TH3
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Análise
Professora: Nádia
Alunas: Isadora Vecci,Letícia Medeiros, Letícia Muniz

A Cidade de Mariana

A primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais foi Mariana. No século XVII, foi considerada uma das maiores produtoras de ouro após umavencer uma competição em que se tornaria a capital de Minas Gerais. Depois de ter vários nomes, no ano de 1975 começou a ser chamada de Mariana sendo uma homenagem a Rainha Maria Ana da Áustria, esposa deD João V. Atualmente é uma cidade universitária.
Para receber o Bispo então a cidade se organizou sendo toda voltada para a religião onde os centros públicos e privados se tornariam grandesigrejas. Todas elas se destacavam na composição da cidade.
Na cidade era proibida a presença de clero regular, apenas o clero secular. Sem nenhuma Doutrina ao certo a ser seguida, eles tinham maiorliberdade ao expressar na arquitetura sem medo de ir além do que vinha a ser bem vindo.
Localizada no centro-oeste do Brasil era normal o difícil acesso aos materiais vindo do litoral dando a Cidade deMariana uma identidade.
As igrejas eram dividas através da raça, por isso existia a congregação dos brancos ( São Francisco, Santíssimo Sacramento, Pilar, Nossa Senhora do Carmo), dos pardos e mestiços (São Francisco de Paula, Nossa Senhora do Rosário) e dos negros ( Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Mercês). Geralmente em frente as igrejas tinham praças que recepcionava todos que alipassavam.
Nota-se na análise dos mapas a presença de praças, camâra, cadeia, igrejas e outros. Os lotes das casas tinham quintais espessos e seguiam uma uniformidade(apresentavam plantas rebatidas). As ruasdirecionavam-se sempre em direção ao um monumento, principalmente as igrejas, estas se situavam em pontos altos como morros, aproveitando da topografia do lugar, uma questão de implantação. A...
tracking img