Rascunho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Aponte as características mais importantes das etapas do desenvolvimento capitalista:

Capitalismo Comercial:
Influência do Mercantilismo; acúmulo de capitais conseguido através das trocas que se concentrou principalmente nas mãos da burguesia; defendia-se a intervenção Absolutista do Estado que garantia a intervenção econômica do Estado e o protecionismo, favorecendo a acumulação de metaispreciosos; as mercadorias eram produzidas de forma artesanal; lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem a produzia; expansão de potencias, como Espanha e Portugal e pacto colonial.
Capitalismo industrial:
Foi marcado por grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. O comércio não era mais a essência do sistema; expansão da industrialização para a Europa; olucro era o principal objetivo; implantação do trabalho assalariado, prejudicando os artesãos, pois permitia uma produção com larga margem de lucro pela mais-valia, assim como garantia a existência de um mercado consumidor; utilização da natureza para a fabricação de uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores; Influência do liberalismo econômico; Carvão mineral como principal fonte deenergia.
Capitalismo Financeiro:
Época marcada pela ascensão da Revolução Industrial para sua segunda fase, decorrente da descoberta de novas fontes de energia e o motor de combustão interna provocando o surgimento de grandes corporações, monopólios, trustes e carteis; expansão mundial do processo de industrialização; imperialismo: partilha e exploração das colônias africanas e asiáticas e osurgimento do Keynesianismo, principalmente após a crise de 1929.

Capitalismo Informacional:
Época marcada pela entrada de novas tecnologias proporcionada pela ascensão da Terceira Revolução Industrial (revolução técnico-científica); empresas multinacionais de grande porte espalharam-se pelo mundo e consequentemente a industrialização chegava aos países periféricos do sistema capitalista;grande aumento da produtividade proporcionada pela evolução tecnológica e computacional e a ascensão da globalização informacional e financeira; Começa após a 2ª Guerra Mundial, aproximadamente a partir de 1970; surge a Internet que gera aumento de produtividade econômica e aceleração do fluxo de capitais e a disseminação do Neoliberalismo.

2. Explique, resumidamente, as principais característicasdas correntes econômicas dos últimos séculos:

- Mercantilismo: corresponde a uma doutrina econômica que se afirmou na Europa colonial dos séculos XVI e XVII e que se baseava na convicção de que a riqueza e o poder de um país dependiam da quantidade de metais preciosos que esse mesmo país conseguia acumular, garantindo uma balança comercial sempre favorável, que só seria garantida pelaexploração das colônias, especialmente as da América.
- Liberalismo: O Liberalismo é uma doutrina baseada na liberdade individual, nos campos econômicos, político, religioso e intelectual, contra as intervenções e atitudes de estabelecer pena do poder estatal.  Segundo o liberalismo as forças do mercado, como a lei da oferta e da procura, seriam suficientes para comandar a economia capitalista, pois aintromissão estatal atrapalharia o seu livre funcionamento.
- Keynesianismo: consolidado após a crise de 1929, defendia que o Estado deveria ter papel atuante na economia, sobretudo como planejador, com o objetivo de garantir a demanda de mercadorias e evitar as crises cíclicas do capitalismo, ocasionadas principalmente pela superprodução. As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influênciana renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado. Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado.
- Neoliberalismo: embora tenha influência do liberalismo clássico, propõe uma redução do papel do Estado na economia, visando apenas disciplinar a economia por...
tracking img