A cartilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Através dos depoimentos dos analfabetos, Dias (1998) afirma que no processo de alfabetização ocorre muitos empecilhos tais como: cansaço decorrente de longa jornada de trabalho, o desemprego (pois omaterial exigido pela escola é pago pelo aluno, embora o governo coloque à disposição quantidade de material limitado para cada escola; a falta de autoestima dos alunos que diante das dificuldadesfinanceiras deixam a escola (segundo Gadotti a escola pública atende somente a classe média); pais analfabetos e desestimulados não encontram perspectivas em mandar seus filhos à escola, devido aausência de escolas próximas à moradia, distância perceptível em grandes cidades e zona rural. Todos esses fatores fazem, muitas vezes com que os próprios alunos resignem-se diante de tantas dificuldades,acomodando-se no trabalho braçal e deduzindo que para tais atividades não é necessário o domínio da leitura, escrita e interpretação.
O analfabetismo não pode ser considerado como uma doença a sererradicada, mas um problema social a ser resolvido pelos dirigentes de nosso país, para que o cidadão possa viver com dignidade humana e exercer a sua cidadania.

A taxa de analfabetismo no Brasil é 17,8%da população

No Brasil, as principais leis da educação, como a LDB (Lei 9.394/96), também citam, no máximo, a educação de jovens e adultos como única ação educacional destinada à população“fora da idade escolar”. Contudo, não tratam da diversidade existente entre os indivíduos que podem integrar a categoria de adultos. Por exemplo, há muita diferença entre um adulto de 25 ou 30 anos, e um“adulto” (ou seria idoso?) de 50 ou 60 anos. E isso em nenhum momento é levado em consideração na LDB. Além disso, essa lei nem sequer cita a velhice, ignorando-a totalmente. Poder-se-ia supor que avelhice integraria, nesse caso, a categoria de adultos. Contudo, não diferenciar a velhice da vida adulta, como fase que demanda atenção especial, bem como metodologias próprias de ensino, seria...
tracking img