A carta de pero vaz de caminha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Produção Pedagógica Divisão celular - Mitose Material mutimídia Professor: Miriam Regina Baratto Área PDE: Biologia Professor Orientador IES: Drª. Onildes Maria Taschetto IES Vinculada: UNIOESTE – Cascavel Escola de Implementação: Colégio EstadualSanto Agostinho Público objeto de intervenção: Primeira série do Colégio Estadual Santo Agostinho – Palotina.

Introdução O estudo da célula é um dos conteúdos mais ressaltados nas grades curriculares do ensino fundamental e médio. No entanto, a complexidade destes conceitos aliada à forma como o ensino é organizado, a fragmentação dos conteúdos, dificulta a aprendizagem da estrutura efisiologia celular como uma das características básicas dos seres vivos. A divisão celular é pouco compreendida entre os alunos de 1ª série do ensino médio, contribuindo assim para o fracasso escolar. Esse trabalho surge na tentativa de tornar esse conteúdo mais acessível e próximo da realidade do aluno.

DIVISÃO CELULAR MITOSE
PROFESSORA: MIRIAM REGINA BARATTO ORIENTADORA: DRª ONILDES MARIA TASCHETTOPDE - 2008

• Nos seres vivos, as moléculas das substâncias orgânicas se organizam em estruturas complexas, as células, consideradas as unidades da vida. Com exceção do vírus todo ser vivo cresce. Os organismos unicelulares crescem com o aumento do tamanho de sua única célula. Os organismos pluricelulares crescem pelo aumento no número de células.

• Nos seres unicelulares, a divisão dacélula em duas corresponde ao processo de reprodução. Nos pluricelulares, a vida de um novo ser começa a partir de uma única célula ou um grupo de células no caso da reprodução assexuada, já na reprodução sexuada o novo ser surge da união de duas células reprodutoras formando o ovo ou zigoto.

•A reprodução é uma característica essencial da vida.Ela só é possível graças a mitose.

Fotografiafeita pela autora

• Dos processos naturais que fazem parte da vida talvez o mais importante seja o da divisão celular. Esse fenômeno impressiona e maravilha muitos estudiosos pois conhecer e entender como ele funciona é fundamental para a vida dos seres vivos e perpetuação das espécies.

Núcleo celular
• Estrutura celular relacionada ao controle de todas as atividades da célula. Suas funçõessão: • Armazenamento das informações hereditárias • Controle das funções celulares

Fotomicrografia do núcleo interfásico Arquivo da autora

Núcleo Interfásico
• Corresponde ao núcleo da célula que não está em divisão, nesta fase ocorre a duplicação dos cromossomos interfásicos.

Partes do núcleo celular
Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas com poros, onde háintercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclear- é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas. Nucléolo - Trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suco nuclear, rico em RNA ribossômico.

cromatina

poro

nucléolo carioteca
Corte do núcleo – esquema da autora Fotomicrografia ao microscópio de luz campo claro. Nucléolo Imagem feita no laboratório da Unioeste Campus Cascavel.Arquivo da autora

Cromatina - representa o material genético, com proteínas e moléculas
de DNA. Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, denominados cromonemas. Esses apresentam regiões condensadas chamadas de heterocromatinas, e regiões distendidas chamadaseucromatinas. Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.

cromatina

cromossomo

Célula em intérfase Esquema da autora

célula pronta para a divisão

Cromonema = Cromossomo
Durante a divisão celular, os espiralizam-se cromonemas tornando-se mais curtos e mais grossos. Podem, então, ser vistos...
tracking img