Carta de pero vaz de caminha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO GALILEU
DISCIPLINA
LINGUA PORTUGUESA

A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

Gleice Gusmão
Juliana Ventura
Luana Claudia
Marcella Guedes

1º ANO
Candeias
Março de 2012
Análise da carta

A célebre "Carta do Achamento do Brasil" foi escrita por Pero Vaz de Caminha em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500.
A carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu ao reid. Manuel é considerado o primeiro documento da nossa história, e também como o primeiro texto literário do Brasil e é o mais minucioso e importante documento relacionado à viagem da esquadra de Cabral ao Brasil.

A carta de Pero Vaz de Caminha é de um valor histórico incalculável! É com ela que hoje podemos saber uma série de elementos sobre a situação do Brasil a época do Descobrimento, comoé o caso do comportamento dos índios.

O texto de Pero Vaz de Caminha tem a preocupação básica de informar, procurando transmitir o  máximo possível de dados a respeito do que ocorria e do que o escrivão via, ouvia e sentia
 

O escrivão português foi minucioso na elaboração do seu inventário de diferenças, incluindo não somente pessoas, mas animais, plantas, relevo, vegetação, clima, solo,produtos da terra e etc.

O fato de ser um texto informativo alia-se a outras importantes dimensões do documento, pois se insere no esforço conjunto dos europeus, concretizado nos textos de viagem da época.
Com relação ao índio, a atitude de Caminha foi de certa simpatia:

"Andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa de cobrir nem mostrar suas vergonhas e estão acerca disso comtanta inocência como têm de mostrar no rosto. (...)Eles porém contudo andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me parece ainda mais que são como as aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que as mansas, porque os corpos seus são tão limpos e tão gordos e tão fremosos que não pode mais ser."

Comenta tambem também, maliciosamente, à nudez das índias:"(...) Ali andavam entre eles três ou quatro moças bem novinhas e gentis, com cabelo mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha."

Análise linguística
Se compararmos um trecho da carta escrita pelo escrivão e nosso português hoje ,vai ficar mais claro a ação do temposobre a língua e vai nos r Alteraram-se os sons ou os revelar o imenso abismo histórico que se abriu entre o nosso português e o do escrivão.
Alteraram-se os sons ou os significados de algumas palavras, outras caíram em desuso, novos termos apareceram. 

É o caso de "achamento", usado no século 16, e substituído por “descobrimento’’ nos dias de hoje”.

Podemos citar algumas palavras que aindaexistem, apenas não são mais usadas hoje em dia:
Aformosear – dar formosura,beleza,embelezar
Afear – torna-se feio
Bates – barco pequeno

Podemos observar também um trecho da carta, onde podemos tirar algumas conclusões.

"De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito fremosa. (...) Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muitos bons aresassim frios e temperados como os deEntre-Doiro-e-Minho. Águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar~ dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porém o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar"

Assim o escrivão da Armada de Cabral conclui suacarta-relatório ao Rei D. Manuel, informando sobre o descobrimento do Brasil. Observe a convivência, no mesmo parágrafo, do propósito mercantilista da viagem ,ou seja, a preocupação com o ouro e a prata com o espírito missionário,a salvação do índio, que oferecia uma justificativa para a exploração econômica.
Literatura de informação
Consistem em relatórios, documentos e cartas que tem o objetivo de...
tracking img