Frases preparatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Na concepção histórico-cultural, a atividade é um conceito-chave, explicativo do processo de mediação. A atividade mediatiza a relação entre o homem e a realidade objetiva.
2. Na concepçãohistórico-cultural o homem não reage mecanicamente aos estímulos do meio, ao contrário, pela sua atividade, põe-se em contato com os objetos e fenômenos do mundo circundante, atua sobre eles etransforma-os, transformando também a si mesmo.
3. Premissas da teoria da atividade: 1) a atividade representa a ação humana que mediatiza a relação entre o homem, sujeito da atividade, e os objetos da realidade,dando a configuração da natureza humana; 2) o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, tem sua origem nas relações sociais do indivíduo em seu contexto social e cultural.
4. 1930-40Leontiev pesquisou os vínculos entre os processos internos da mente e a atividade humana concreta. Explicou que na relação ativa do sujeito com o objeto, a atividade se concretiza por meio de ações,operações e tarefas, suscitadas por necessidades e motivos.
5. Leontiev preocupou-se especialmente com o conceito de internalização e com o papel da cultura no desenvolvimento das capacidades humanas.6. Davídov (1930-1988) incorporou conceitos de Vygotsky, Leontiev e Elkonin para formular a teoria do ensino desenvolvimental: 1) Integração entre os conteúdos científicos e o desenvolvimento dosprocessos de pensamento. A base do ensino é o seu conteúdo, dos quais derivam os métodos e a organização do ensino.
7. 2) Necessária correspondência entre a análise de conteúdo e os motivos dos alunosno processo de ensino e de aprendizagem.
8. 3) Fundamentação teórica dos professores no conteúdo da disciplina e também na sua didática. É imprescindível domínio teórico específico da matéria deensino aliado ao também imprescindível domínio das instrumentadalidades, capacidades e habilidades específicas, meios e técnicas da atividade de ensinar.
9. Psicogenética, essencialmente sociocultural...
tracking img