Biocombustiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho interdiscilinar dirigido II
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Processo de fabricação de BIOCOMBUSTÍVEIS

CURSO: Engenharia de Produção Professor TIDIR: Wanise Ferreira Romero
Deise Vasconcelos, Diego Vicente, Guilherme Róis, Júnio Melo, Lucas Santiago e Rídina Aparecida.

-------------------------------------------------

Resumo- Os combustíveistradicionais, oriundos de materiais fósseis, além de não serem renováveis causam sérios danos ao meio ambiente. Com o avanço tecnológico, houve um aumento considerável no consumo de energia. Na busca por fontes de energia alternativas, aos poucos foram desenvolvidos os biocombustíveis.

Neste trabalho é feito um estudo do processo de fabricação de biocombustíveis com foco no biodiesel. São tambémabordadas suas vantagens e desvantagens e analises dos impactos sociais e ambientais, com finalidade de melhor qualidade de vida para a população, sendo atualmente uma esperança para amenização dos danos que os combustíveis fósseis causam.

Palavras chave: Biocombustíveis; biodiesel; sustentabilidade.
1. Introdução
Em meados de 1859 foi descoberto petróleo na Pensilvânia, sendo utilizadoprincipalmente para a produção de querosene de iluminação. Em 1900 durante uma exposição em Paris, o primeiro motor diesel foi apresentado ao público funcionando a base de amendoim. Esses motores eram de injeção direta e foram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e óleos de peixe. (GAZZONI, -)

O óleo diesel surgiu finalmente com a descoberta dos motores diesel de injeção direta. Porvolta de 1950, esses motores disseminaram trazendo benefícios como, por exemplo, um rendimento maior, o que economizava bastante no combustível. No Brasil, em 1960 indústrias como a Matarazzo visavam à produção de óleo através de grãos de café, que eram lavados para retirar suas impurezas, impróprias para o homem, com o álcool de cana de açúcar. Esse processo gerou a reação entre o álcool e o óleode café que resultou na liberação de glicerina, tornando se éster etílico, produto que atualmente é chamado de biodiesel. Durante a década de 70, pesquisas realizadas na Universidade Federal do Ceara UFCE, comprovaram a relação de um novo combustível que se originou de óleo vegetal e que tinha propriedades parecidas ao óleo diesel utilizado convencionalmente, o biodiesel. (GAZZONI, -)

Oprincipal estímulo para criação de outro combustível foi à escassez de petróleo. No fim do século XX houve um aumento significativo dos impactos ambientais causados pela ação do homem, tiveram uma grande ênfase. Atualmente, a preocupação com o meio ambiente e o seu principal vilão, o aquecimento global, são bastante discutidos internacionalmente.

O protocolo de Kyoto foi um programa criado para propormedidas rígidas contra as emissões atmosféricas lançadas principalmente pelos países mais desenvolvidos. O problema é que os países emissores em larga escala não têm interesse em perder sua competitividade. Uma das propostas foi o desenvolvimento de combustíveis mais limpos que não gerassem tantos danos ao planeta e que pudessem substituir, sem alterações econômicas, os combustíveis tradicionais,e que são os grandes responsáveis pela de emissão de CO2. Os novos combustíveis são os bicombustíveis, que geram menos poluição por que seu processo de produção é mais limpo e possui melhor balanço de emissão de CO2.

Eles são derivados de biomassa renovável, e podem substituir os combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores à combustão ou outro tipo de geração de energia.(GAZZONI, -)

Nesse trabalho serão estudadas as fontes de energias renováveis, com o objetivo específico de mostrar o processo de fabricação do biocombustível, com foco voltado para o biodiesel.
2. Justificativa

Neste trabalho se mostrará o processo e desenvolvimento dos combustíveis, entre ele o biodiesel e sua sustentabilidade. Esse tema foi escolhido devido à grande importância que o...
tracking img