Ficha 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha 1 – caderno de actividades
Conjunto 1
1- Como já pudemos verificar, o doc 1 e os respectivos mapas estabelecem uma relação, pois o doc 1 inicia com uma frase que nos remete logo para o objectivo da conferência: “Uma assembleia do mundo inteiro está reunida para decretar a sua própria transfiguração”, e como facilmente identificámos os mapas apresentados em baixo representam a taltransfiguração/ mudança geográfica e politica que houve após a 1ºGuerra Mundial. Em suma, a Conferência de Paz de 1919 através de apresentação de várias negociações, da dificuldade em obter consensos, e dos acordos de paz, tais como: Tratado de Versalhes, de Saint-Germain-en-Laye, de Trianon, de Neuilly e Sévres assinados com a Alemanha, Áustria, Hungria, Bulgária e Império Otomano, conduziu a umaprofunda transformação do mapa da Europa e do médio oriente como consequência das conquistas territoriais dos vencedores à custa das perdas dos vencidos.

2- A preeminência atribuída à França, à Inglaterra e aos EUA na conferência de paz deve-se ao facto de estes países terem sido os vencedores do conflito, daí serem estes os “criadores” da tal transformação geográfica e política a nível mundial.Contudo, podemos dizer que a ausência da Alemanha, da Áustria-Hungria, da Bulgária, da Turquia e da Rússia explica-se por serem potências vencidas, logo como tal têm de se limitar a aceitar as medidas impostas pelos vencedores.

3- Podemos claramente afirmar que a Alemanha sofreu uma grande perda em muitos aspectos. Isto é sim consequência da sentença determinada pela Conferencia da Paz quedeixou este país devastado. A Alemanha viu-se amputada de 1/7 do seu território e 1/10 da sua população e a Prússia Oriental ficou separada do restante território alemão devido ao “corredor de Dantzig”, perdeu todas as suas colónias, a frota de guerral e parte da frota mercante , as minas de carvão do Sarre (para a França, durante 15 anos) e foi obrigada a reparar financeiramente os prejuízoscausados pela guerra.O exército alemão fica desprovido de artilharia pesada e de carros de assalto, fica reduzido a 100 mil homens, o serviço militar cessou de ser obrigatório, o Estado -Maior Alemão foi extinto e finalmente a Renânia foi desmilitarizada e ocupada pelas forças aliadas.

4- A imagem apresentada no documento 4, onde está presente uma pessoa totalmente nua, despojada e miserável,(A Alemanha),da qual retiraram muitas das suas posses como podemos ver no fundo da imagem, representado por um homem (simbolizando os vencedores), que lhe leva todos os seus bens, é quase um “sinónimo” da sentença determinada na Conferência da Paz para a Alemanha. Este país viu-se proibido de algumas das suas principais riquezas e ferida no seu orgulho.

5- Através do doc 5 podemos assistir auma subida significativa dos preços na Alemanha pois a guerra destruiu a sua produção, o que conduziu à sua escassez. O recurso à emissão massiva de notas afigurou-se a melhor solução para pagar as dívidas mas esta medida não foi acompanhada pelo aumento da produção, surgindo assim uma desvalorização monetária que se reflectiu numa inflação galopante (alta de preços interna).

6- Com agravura presente no doc 6 pode-mos perceber que o objectivo da criação da SDN / Sociedade Das Nações, o presidente Wilson pretende a paz, a cooperação entre todos os países do mundo bem como o desarmamento e a solução dos conflitos através da arbitragem pacífica. Contudo através da resposta da pomba da paz: “Eu bem queria agradar a toda a gente mas é um pouco pesado”, podemos também perceber que apesarde o objectivo de Wilson ser bastante difícil na teoria, é opostamente difícil na prática.

7- É desmentida tendo em conta o optimismo do presidente Wilson em relação à paz e é corroborada tendo em conta o pessimismo da pomba que provinha duma série de factos tais como o facto de a SDN ficar sem meios para assegurar a paz, porque os EUA não participaram, pelo facto da Rússia e da Alemanha...
tracking img