A carta da terra e a carta do chefe seattle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Ainda hoje é muito difícil falar de sustentabilidade de forma concreta, e nós iremos falar sobre duas visões diferentes – uma do séc. XIX e outra do séc. XXI – sobre essa relação tão conflitante entre humanidade e natureza; que é ainda hoje tão discutida.

A Carta do Cacique Seattle
A carta do Cacique Seattle, de 1854 que teria sido supostamente escrita pelo mesmo, fala da relaçãohomem x natureza de forma tida até hoje como muito inspiradora. Porém ela pode ser encontrada em várias versões diferentes, o que dificulta muito uma só interpretação. A UFPA (Universidade Federal do Pará) fez uma interessante pesquisa sobre a provável origem da tal carta, e descobriu fortes indícios de que a carta podia ser sim, uma farsa. Algumas análises linguísticas já mostraram que o inglêsdessas diferentes versões da carta não é compatível com a época em que o cacique Seattle estava inserido. Além de que a carta nunca existiu como um documento em si, e não há indício algum de que ela foi enviada para Washington realmente. Essa carta parece ter surgido na verdade de uma publicação de 1887 em um jornal da região de Seattle sobre uma reflexão do cacique para sua tribo em resposta àproposta presidencial de compra de terra, trazida pelo encarregado de assuntos indígenas do governo norte-americano. Mas há também uma hipótese de que a carta atual, ou seja, as traduções as quais nós temos contato podem ter sido modificadas com o passar do tempo e dentro dela, foram inseridos trechos do roteiro de um filme de 1971.
Mesmo com a aparente possibilidade de a carta ser falsa, aindahoje ela é discutida e citada por diversas vezes pela bela abordagem de um tema que, na época, não era nem um pouco difundido.
Na carta o cacique nos mostra, que para seu povo é incompreensível que a Terra possa ser vendida, manipulada, e tratada como inimiga da humanidade, quando na verdade deveria ser sua irmã.

"Sua voracidade arruinará a terra, deixando para trás apenas um deserto. Não sei.Nossos modos diferem dos teus. A vista de tuas cidades causa tormento aos olhos do homem vermelho."

Ele fala também, que o homem branco perdeu a sua sensibilidade de apreciar as coisas belas graças a sua ganância e a sua vontade insana de retirar lucro de tudo.

"O homem branco parece não perceber o ar que respira. Como um moribundo em prolongada agonia, ele é insensível ao ar fétido."

Eapesar de criticar o povo que ofereceu dinheiro para tomar deles suas terras, ele acrescenta que por não saber o que poderia acontecer de sua terra sob a mira do homem branco, ele considera a hipótese de entregar a mesma aos seus cuidados.

"Assim pois, vamos considerar tua oferta para comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, farei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terracomo se fossem seus irmãos."

E com isso a carta do Cacique Seattle deixa uma reflexão que nos mobiliza até hoje, fazendo refletir sobre a nossa visão limitada das coisas e quais os caminhos nós queremos trilhar e deixar para as próximas gerações.

"Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo quanto fere a terra - fere os filhos da terra."

A Carta daTerra

A Carta da Terra foi escrita pela ONU no séc. XXI, com o objetivo de conscientizar os governos membros da mesma da necessidade de um desenvolvimento que fosse sustentável, efetivo e que fosse benéfico para todas as partes.
Ela vem mostrando os objetivos e valores que devem ser compartilhados entre as nações, voltando-se para o bem estar das mesmas e das suas futuras gerações.
Os seusprincípios são:
* Respeitar e cuidar da comunidade de vida
* Integridade ecológica
* Justiça social e econômica
* Democracia, não violência e paz
A Carta da Terra é um documento e conciso, escrito com uma linguagem inspiradora. É a articulação de uma visão que reflete valores universais e uma declaração de princípios fundamentais com significado perdurável e que pode ser...
tracking img