Fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXOGRAMA
Fluxograma são representações gráficas das fases que compõem um processo de forma a permitir, simultaneamente, uma visão global desse processo e, principalmente, das características que compõem cada uma das etapas e como elas relacionam-se entre si. Da mesma forma que na programação computacional os fluxogramas facilitam a compreensão do processo.
A contribuição que os fluxogramasconferem à Gestão da Qualidade refere-se, principalmente, à ênfase que conferem ao planejamento de atividades. Definindo-se as relações entre elas, fica caracterizada a ação planejada, na qual existe momento próprio de execução, pré-requisitos a atender, elementos que podem ser acionados simultaneamente, e assim por diante. Da visão global do processo, já ressalta em outras ferramentas, o fluxogramapassa a investir na atividade em particular e em suas relações com um todo organizado. O planejamento é a característica básica para a implantação dessas relações.
Por outro lado, os fluxogramas ressaltam também operações críticas, que aqui são entendidas como aquelas que se situam no cruzamento de vários fluxos. Identificando-se gargalos. O fluxograma, além de localizar e destacar taisoperações oferece mecanismos de visualização do processo, de forma a viabilizar esquemas alternativos de ação. (Paladini 2004)
Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em indústrias para a organização de produtos e processos, pois todo processo tem o fluxo de entrada e saída.O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.
No fluxograma de produção é designado uma representação gráfica de todos os percursos ou caminhos percorridos para se fazer o produto, desde sua pesquisa até sua embalagem em estocagem. Pode ser conhecido por três palavras-chaves:
Visão Ampla: Mostra todos os processos necessáriosem um só plano 
Objetividade: Mostra de maneira objetiva para que todos os funcionários entendam rapidamente e já comecem a produzir. ·.
Divisão Estratégica: Todos os setores divididos para melhor aprimoramento da produção (apostila, Carlos Eduardo Alves Pereira 2002)

Vantagens | Desvantagens |
Permite uma identificação visual de documentação, operações econtroles do sistema administrativo. Descreve qualquer tipo de rotina desde a mais simples à mais complexa.Permite a visão global do sistema administrativo que está sendo estudado.Restringe a quantidade de interpretações, devido á padronização dos símbolos a serem utilizados. Auxilia na análise de modificações, exibindo os pontos de alteração de forma clara e imediata. | Impede a percepção dasimplicações técnicas com outras ferramentas, caso seja freqüente o uso de um só fluxograma. Não detalha a realidade com o envolvimento das pessoas que fazem o sistema vivo e dinâmico, por ser apenas um modelo, um diagrama. Representa desperdício de tempo quando elaborado manualmente, sem o auxilio de um software específico para computador.Oferece o risco de omissão de pequenas informações, muitasvezes cruciais para o sistema. Pode ter interpretação restringida somente a quem o elaborou, caso a empresa seja flexível e autorize cada auditor a criar e acrescentar seus próprios símbolos no fluxograma. |

Aplicabilidade

Com a aplicação do fluxograma as funções ficam completas e ordenadas, demonstrando as funções a ser exercidas, podendo exibir as deficiências existentes.

O fluxogramaserve para:

* Padronizar a representação de métodos administrativos 
* Permitir maior rapidez da descrição de métodos administrativos
* Facilitar leitura e entendimento
* Melhorar a análise 
* Facilitar localização e identificação dos pontos mais importante
* Retrabalho por desordenação
* Tarefas de um passo a passo
* Dificuldade de identificar pontos...
tracking img