A brasil foods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCA – POLO DE ARACAJU (SE)

ALUNA: TAMINE MARIA LIRA SANTOS
21.08.2011

ATIVIDADE 6 – ESTUDO DE CASO – BRASIL FOODS

Trabalho apresentado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, como requisito de avaliação da disciplina: Administração - Teoria dos jogos, sob orientação do Professor PesquisadorRodolfo Bello Exler e Professor Formador Ricardo Pereira Serravalle, Tutor presencial Professor Murilo Navarro.

Aracaju
2011

A crise do subprime realmente mudou a realidade da economia mundial. Os países ditos ricos foram os que mais sofreram com esta crise que começou em 2006, mas somente veio a público em 2007. Gerada nos EUA, espalhou seus estragos por todo o mundo, trazendo falência amuitas empresas e a recessão a muitos países. No entanto, o setor mais afetado foi o bancário, onde realmente a crise teve seu início com a valorização inexplicável dos imóveis e seus refinanciamentos contínuos que causaram uma “bolha” que acabou por estourar e dar início a esta crise que causa problemas até hoje, cinco anos depois.
Felizmente no Brasil, a crise passou de maneira mais amena,fruto de uma economia forte e de estratégias do Governo que mantêm os bancos sob controle através do Banco Central Brasileiro. O BC exige dos bancos comerciais, um encaixe que lhe permitiu aumentar o crédito e diminuir a taxa de juros à época da crise. Assim o governo alcançou o seu objetivo, ou seja, que as pessoas continuassem consumindo e tomando dinheiro emprestado, o que afastou em muito ofantasma da recessão.
Mas, como esta é uma crise sem prazo para acabar, os seus efeitos acabaram surgindo. Muitas empresas brasileiras tomavam dinheiro emprestado em países onde os juros eram baixíssimos, mas com o alastramento da crise e falta de dinheiro nos bancos internacionais, as empresas tem buscado meios de manterem-se fortes no mercado e garantir o seu crescimento, mesmo em meio a recessão devários países. Diversas empresas ao redor do mundo tem usado o recurso das fusões ou aquisições de empresas menores para ganhar mercado e aumentar o faturamento.
A Brasil Foods S.A. é um exemplo desta nova maneira de gerir e crescer. Fruto da fusão entre Perdigão e Sadia, criaram uma mega Holding, ou seja, uma forma de sociedade onde há um junção criada para administrar um grupo de empresas.Porém nem tudo é tão simples, pois as duas empresas tiveram que enfrentar uma batalha com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para finalmente no dia 14.04.2011 receberem desse órgão a aprovação final.
De acordo com a estratégia de comunicação das duas empresas, ela se uniram com o objetivo imediato de ampliar mercados. Essa é, de fato, uma consequência natural de um caminho que jávinha sendo trilhado pela Perdigão, pois já havia comprado a Avipal, Batavo e a Cotochés. No intuito de manter essa ampliação, é nesse momento que surge a proposta de fusão com a Sadia.
Já a para a Sadia surgiu a oportunidade de fortalecer o seu caixa, poi sofreu perdas significativas com derivativos em setembro de 2008. Com a crise, somente em maio do mesmo ano, a Sadia teve um prejuízo com aalta do dólar que superaram os 2,5 bilhões de reais. Antes do agravamento da crise e das perdas cambiais a companhia valia 8,3 bilhões de reais e um ano depois passou a valer a quantia de 3,4 bilhões de reais. Uma perda difícil de superar sozinha.
A fusão é melhor maneira de garantir a sobrevivência em um ambiente tão globalizado quanto se vive neste momento. As vantagens são muito grandes, como ofortalecimento das empresas, melhor rentabilidade, melhor competitividade com empresas internacionais. No caso específico da Brasil Foods, ainda existem os benefícios de diminuição de custos com publicidade e distribuição e logística, investimentos em pesquisas, inovações, modernização, dinamicidade.
De acordo com a Teoria dos Jogos, pode-se dizer que a estratégia das duas empresas foi...
tracking img