A batalha do jenipapo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Batalha do Jenipapo foi decisiva para adesão do Piauí à independência do Brasil. É notável destacar, também, a importância do movimento emancipacionista de Parnaíba, a 19 de outubro de 1822,liderado por João Cândido de Deus e Silva, coronel Simplício Dias da Silva, capital Domingos Dias da Silva, José Ferreira Meireles, capitão Bernardo de Freitas Caldas e o tenente Joaquim Timóteo de Brito.Importante porque afastou de Oeiras, a 13 de novembro, o comandante das Armas da Província do Piauí, o brigadeiro João José da Cunha Fidié, para combater, a 18 de dezembro, os patriotas parnaibanos.Fidié encontrou Parnaíba então ocupada por tropas fiéis ao governo de Portugal, vindas do Maranhão.
O grito de independência dos líderes parnaibanos, os acontecimentos históricos decorrentesdele que culminaram com a Batalha do Jenipapo, a 13 de março de 1823, deixaram o comandante português preocupado. no dia 13 de dezembro de 1822, seis patriotas atacam a Casa da Pólvora, em Oeiras, ecom chibatas surram os guardas lusitanos.
Leonardo Castelo Branco, a 22 de janeiro de 1823, em Piracuruca, em frente da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, proclama a adesão do Piauí àindependência do Brasil, fiel ao imperador Dom Pedro I, depois de prender a guarnição militar portuguesa deixada ali pelo major João José da Cunha Fidié, quando de sua passagem com destino à Parnaíba.Com Fidié ausente de Oeiras, cresce a ansiedade dos piauienses na capital da Província. Fica apreensiva, igualmente, a Junta de Governo leal à Corte de Lisboa, que pede a volta do comandante português.A conspiração dos piauienses, liderada pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins, toma corpo na Vila da Mocha e no dia 24 de janeiro de 1823, lança o brado de aclamação da independência e de saudaçãoao Imperador do Brasil. Fidié deixa Parnaíba, à frente de sua tropa, engrossada por contingentes e peças de artilharia que receberá do Maranhão. Enfrenta escaramuças de 1.500 piauienses e cearenses...
tracking img