Infra-estrutura de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EVERTON LUIS MULLER
LEANDRO SCHELBAUER

INFRA-ESTRUTURA DE REDES E MATURIDADE TECNOLOGICA

MAFRA
2012

EVERTON LUIS MULLER
LEANDRO SCHELBAUER














INFRA-ESTRUTURA DE REDES E MATURIDADE TECNOLOGICA


Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina deMetodologia da Pesquisa, do Curso de Administração ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, Campus Mafra, sob orientação do Professor Emílio Evers Neto

MAFRA
2012

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal fundamento a realização de uma análise de requisitos de infra-estrutura e segurança de redes de computadores em uma escola de ensinofundamental do estado de Santa Catarina, visando melhorar o fluxo bem como a segurança no trafego de dados importantes e diminuir os custos com a rede lógica e sua manutenção.
Após a realização de uma análise das áreas escolhidas, serão diagnosticados os problemas na rede lógica da unidade escolar, a falta de segurança, a organização e a maturidade tecnológica que a mesma possui.

1.2- PROBLEMAExistindo uma carência na maturidade tecnologia, segurança, controle de acesso a internet e a impressão de documentos, o que impossibilita uma supervisão das atividades realizadas pelos seus funcionários.

1.3- JUSTIFICATIVA

Visando a segurança no trafego de dados e em melhorar a maturidade tecnológica que atualmente é inexistente na unidade escolar, os dados cruciais para o funcionamento da mesmaencontram-se vulneráveis a invasões alteração e perca.

1.4- OBJETIVOS

1.4.1- OBJETIVO GERAL

* Analisar a situação em que se encontra a infra-estrutura a rede lógica e a segurança dos dados da Unidade Escolar

1.4.2- OBJETIVOS ESPECIFICOS

* Fazer uma análise detalhada da infra-estrutura já existente;
* Criar modelos de topologias distintas utilizando um simulador de redespara definir qual modelo é o melhor para cada situação;
* Levantamento do material necessário;
* Identificação nos grimps;
* Acomodação dos equipamentos;
* Formulação das redes distintas com faixas de ip diferenciadas.
* Implantação de Proxy para controle de acessos a rede externa;
* Implantação de firewall para proteção da rede interna contra invasões externas;
*Implantação de sistema de login e senha para acesso a internet e intranet;
* Implantação de sistema de controle de impressão.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Cabeamento

Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial de 50 Ohms. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de ser instalada pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televisão e poderia serinstalado em qualquer local sem problemas com interferências. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferência, o cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado. As principais vantagens de uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede.
As taxas usadas nas redes com ocabo par trançado são:
* 10 Mbps (Ethernet);
* 100 Mbps (Fast Ethernet);
* 1000 Mbps (Gigabit Ethernet);
* 10000 Mbps ou 10Gbps (10Gigabit Ethernet).

Os cabos par trançado são muito comuns em equipamentos para internet banda larga como ADSL E televisão a cabo para ligar a placa de rede nos Hubs, Switch ou Roteador. Estes equipamentos geralmente são instalados em redes domésticasatravés do cabo UTP Categoria 5. Atualmente são usadas outras categorias como CAT 6 em ambientes corporativos.


Existem três tipos de cabos Par trançado:

* Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100...
tracking img